Connect with us

MUNICÍPIOS

Assistência Social e Conselho Tutelar de Santo Antônio de Lisboa lançam a Campanha 18 de Maio. Veja programação!

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar, divulgou nesta terça-feira, 04 de maio, a programação da Campanha 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste ano traz como tema “Faça Bonito em Casa Também” e o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

Entre os dias 17 e 21 de maio serão realizadas diversas ações que têm como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a proteção de crianças e adolescentes do município contra o abuso e a exploração sexual.

Por que foi criada a campanha?

A psicóloga do Centro de Referência Especializada da Assistência Social, Gabriela Silva, que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) explica que a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi o 18 de maio porque neste dia, em 1973, um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES), conhecido como o “Caso Araceli”, chocou todo o país.

Publicidade

“A menina, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta em um crime que até hoje permanece impune. Por isso o dia 18 de maio é muito importante para lembrar que toda a sociedade tem a responsabilidade de denunciar qualquer tipo de violência contra criança, sobretudo as violências sexuais. É necessário informar, sensibilizar e conscientizar a população em meio à pandemia do novo coronavírus, quando crianças e adolescentes estão mais vulneráveis a abusos e exploração por causa da quarentena, do fechamento das escolas e das restrições de movimento”, enfatiza.

Gabriela destacou que devido a pandemia do coronavírus (COVID-19) foi necessário uma reformulação das ações.

“As ações estão sendo reestruturadas para uma promoção exclusivamente on-line. Entre os dias 17 a 21 de maio iremos divulgar vídeos informativos nas redes sociais sobre a importância da campanha 18 de maio, as medidas de prevenção e a divulgação dos canais de denúncia. Reforçamos que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, frisou a psicóloga.

Programação

No dia 17, a equipe técnica do Centro de Referência Especializada da Assistência Social e Conselho Tutelar vai realizar a abertura oficial da Campanha 18 de Maio, com vídeo informativo sobre a campanha fazendo uso das redes sociais para divulgação de informações. Durante toda a semana será utilizado um carro de som volante para disseminação de informações através do spot pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa.

Publicidade

No dia 18, o Dia D da campanha, as equipes do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar vão promover uma mobilização na praça com faixas, cartazes, panfletos e flores para despertar na população do município a conscientização sobre a campanha.

A programação prossegue no dia 19 com um vídeo que traz como reflexão e orientação sobre “Aprendendo a não errar- Mitos sobre o tema”. Na oportunidade a sociedade poderá tirar dúvidas com as psicólogas de referência do Creas e Cras.

No dia 20 de maio serão divulgadas imagens informativas sobre as formas de prevenção contra o abuso e exploração sexual. A atividade será executada pela equipe técnica do CREAS.

O encerramento da campanha acontece no dia 21 de maio com a exibição de um  vídeo informativo sobre “Como estabelecer um diálogo com respeito?”

Outra atividade na mesma data sob responsabilidade da equipe que compõe o Conselho Tutelar e o Cras será também com vídeo informativo sobre as violações de direitos contra crianças e adolescentes, os canais de denúncias e sobre atribuições dos órgãos Conselho Tutelar e CREAS.

Publicidade

Disk Denúncia

Em Santo Antônio de Lisboa, a população pode fazer denúncias através dos telefones: (89) 98110-9765 – Delegacia; (89) 9 8106 6041 -CREAS; (89) 98135-3619 – Conselho Tutelar.

Além destes existe o Disk 100 que pode ser utilizado para denunciar também os casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS