Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí comemora 27 anos e presta homenagem ao vaqueiro

Publicado

em

O homem do campo, o vaqueiro e o agricultor ganharam posição de destaque no segundo dia de comemorações aos 27 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí.

Para homenagear uma das figuras mais representativas da cultura popular nordestina e que muito contribuiu com o desenvolvimento do município, desde antes da sua emancipação, quando ainda era o povoado Malhada Grande, a Prefeitura Municipal promoveu, na tarde deste sábado, 10 de dezembro, a I Cavalgada de Aniversário.

O evento teve início com a concentração dos vaqueiros no povoado Caboclo, reunindo vaqueiros de Belém e de outros municípios da região, como Padre Marcos, Francisco Macedo, Jaicós, Massapê do Piauí, Vila Nova, Caldeirão Grande e Simões.

No Caboclo aconteceu um momento de oração e bênção dos vaqueiros e de seus cavalos, realizada pelo padre Marcos Roberto, pároco local, ao lado do padre Fernando Amando.

De lá, montados e vestidos com gibão de couro, usando chapéus e outros acessórios, os vaqueiros partiram pela rodovia estadual PI 243, em direção à cidade de Belém, formando uma extensa fila, percorrendo um percurso de cerca de 5 km, sendo acompanhados por outras pessoas que, mesmo não tendo cavalos, fizeram questão de participar em seus veículos.

O prefeito Ademar Carvalho participou da cavalgada montado, formando o primeiro pelotão, ladeado do vice-prefeito Francisco Bento (Tico), dos padres Marcos e Fernando, e outras autoridades como os vereadores Francisco Felipe (Cicisso), Ildmar Honorato e Epifânio Olegário.

À frente, um carro conduzia as rainhas porta bandeiras e os aboiadores – Clezinho Aboiador (de Ouricuri), Romário Aboiador (de Marcolândia), Lanim Aboiador (de Bodocó), Jaiminho Aboiador (de Jaicós) – que em todo o percurso cantaram toadas e fizeram repentes.

Quando chegavam na cidade, os relógios marcavam 18h. Os vaqueiros, então, fizeram uma parada para rezar a oração do Ângelus para receber a noite e agradecer a Deus pelo bem que se recebeu ou fez durante o dia.

A cavalgada prosseguiu pela principal avenida da cidade, rumo ao centro. Os vaqueiros foram recebidos pela população, que saiu às ruas para assistir a passeata.

O encerramento aconteceu ao lado do Estádio Municipal, com o sorteio de mais de 50 brindes ofertados pela Prefeitura Municipal, como chapéus, perneiras, protetores de peito, chicotes, escovas, mantas, selas, dentre outros.

Em seguida, os vaqueiros tiveram um momento confraternização com o jantar e o forró dos vaqueiros com um estilo tipicamente nordestino, o forró pé de serra, com Chiquinho do Acordeon.  

O objetivo da Prefeitura Municipal, ao incluir a Cavalgada nas comemorações do aniversário do município, é celebrar o presente com um olhar para o futuro, mantendo vivo o seu passado, quando Belém era a fazenda Malhada Grande e local de trabalho de muitos vaqueiros.

“Essa é a nossa primeira Cavalgada no aniversário da cidade. A ideia é cultivar a semente que foi plantada pelo padre Fernando, que idealizou a Cavalgada nos festejos da padroeira, e valorizando a nossa cultura homenageando o vaqueiro que muito bem representa o homem do campo e todos aqueles que trabalham na roça, seja na agricultura, na pecuária, na apicultura e cadeias de produção.”, disse o prefeito, destacando que o trabalho rural é uma das principais fontes de sobrevivência da população.

Em entrevista, o gestor agradeceu e parabenizou a todos que participaram da Cavalgada e engrandeceram culturalmente às comemorações do aniversário da cidade. “Sempre preparamos uma programação para envolver os diversos segmentos da sociedade, e esse ano tivemos a bonita participação dos vaqueiros.”, pontuou Ademar.

Publicidade

O padre Fernando Amando manifestou a sua satisfação em ver Cavalgada sendo preservada pelo poder público em Belém do Piauí. “Voltar a Belém e encontrar essa festa nessa proporção, e hoje realizada pelo poder público, pela Prefeitura Municipal, pra mim, é motivo de muita satisfação, alegria e gratidão a Deus por saber que a semente que foi semeada, ela nasceu e deu grandes e bons frutos.”, disse.  

O sacerdote afirmou que a homenagem ao homem do campo e ao vaqueiro é justa. “Foram eles quem primeiro desbravaram esse lugar, e com muito trabalho contribuíram para o desenvolvimento dessa terra tão próspera. Portanto, parabenizo a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Ademar, do vice Tico, dos secretários e vereadores e todos aqueles que se empenharam para que essa festa acontecesse de forma tão bonita como foi.”, pontuou.  

Programação

As comemorações aos 27 anos de emancipação de Belém do Piauí seguem até a próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, com vasta programação envolvendo atividades culturais, religiosas, esportivas, cívicas e festivas que envolverão os diversos segmentos da sociedade.

Neste domingo, 11, a programação começa logo cedo, às 7h, e se estende até a noite. Pela manhã, o prefeito Ademar, acompanhado do vice-prefeito Francisco Bento (Tico) e de outras autoridades municipais, vai entregar mais de 20 obras na sede e na zona rural.

À tarde, a partir das 16h, no Estádio Municipal Malhadão, acontecem as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Amador; e à noite, às 20h, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal José de Moura Leal, a Câmara Municipal vai realizar a solenidade de entrega de Títulos de Cidadania Belenense a várias personalidades.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS