Connect with us

Belém do Piauí

Jornada Pedagógica é aberta em Belém e prepara profissionais para a Educação em Tempo Integral em escolas da rede

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação abriu nesta nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o calendário letivo do ano, com a Jornada Pedagógica 2023.

A abertura da Jornada aconteceu na quadra poliesportiva da Escola José de Moura Leal e reuniu todos os profissionais de educação do município, tanto da Rede Municipal de Ensino, quanto da Rede Estadual. Várias autoridades também prestigiaram o evento.

Com o tema “Diálogos, afeto e disciplina: premissas para a formação integral”, a Jornada Pedagógica, durante sete dias, vai debater sobre novas práticas pedagógicas, que serão implantadas no cotidiano escolar do ano letivo de 2023, com foco na continuidade à recomposição da aprendizagem e a inserção da Educação em Tempo Integral nas escolas municipais.

Na solenidade de abertura, o assessor jurídico Francisco Antônio de Carvalho, se pronunciou representando o prefeito Ademar Carvalho. Ele citou a importância da participação dos profissionais e a importância da estruturação da rede municipal de ensino, e a valorização dos profissionais da Educação.

“O prefeito Ademar externa sua gratidão a todos os professionais, que têm se dedicado para que a educação de nosso munícipio possa acontecer com qualidade. Nosso prefeito tem trabalhado pelo desenvolvimento da educação, com a realização de ações que valorizam os profissionais, e grandes investimentos em prol da qualidade do ensino”, afirmou.

Ele ainda elencou as diversas melhorias implantadas pelo prefeito na Educação Municipal. “Foi construído o Centro de Alimentação Municipal, a reforma da Secretaria de Educação, ampliação da Creche Tia Joaninha, a implantação do sistema Sie Web, a ampliação da Escola José Severo da Silva, na localidade Russin, construção de uma escola na localidade Mundo Novo, a reforma da quadra da Escola José de Moura Leal, manutenção e aquisição de equipamentos de climatização das escolas, formação dos profissionais de educação, será concedido o piso do professores nesse mês, retroativo a janeiro, além do Plano de Cargos e Carreira, que só contemplava até o nível 5 e agora vai ampliar até o nível 6”, citou.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, agradeceu pela oportunidade de iniciar mais um ano letivo e aos profissionais de educação que fazem a educação de Belém, conduzindo-a para um patamar cada dia mais elevado. “Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe e desde já parabenizo a cada um pela dedicação e esforços em prol da educação de nossa cidade”, acrescentou.

A gestora anunciou, oficialmente, a implantação da Educação em Tempo Integral em escolas da rede. “Hoje, apresento a vocês o desafio de implantarmos a Educação em Tempo Integral em solo belenense, no ano letivo de 2023. Acreditamos numa educação que contemple todas as dimensões do indivíduo, que possibilite ao mesmo vivenciar o processo ensino aprendizagem num espaço de tempo maior e de melhor qualidade, onde componentes curriculares sejam complementados com atividades diversas e, simultaneamente, afins e suas necessidades básicas de alimentação sejam supridas. Onde os espaços escolares se ampliem à medida das potencialidades de nossos estudantes”, afirmou.

A secretária, também, reafirmou com os profissionais a parceria exitosa de forma que em 2023, possam dar continuidade ao trabalho de sempre oferecer ensino com qualidade e equidade, minimizando as desigualdades existentes entre os estudantes. “O desafio está lançado ciente da nossa missão e união em prol da educação e ainda, acreditando no trabalho, compromisso e dedicação de cada um vocês, já posso visualizar nosso êxito, no ano letivo que ora se inicia”, enfatizou.

Cláudia ainda agradeceu ao prefeito Ademar Carvalho pela confiança em seu trabalho e pela contribuição irrestrita que concede à pasta educacional. “Todos são sabedores de que a gestão do prefeito Ademar tem um reconhecimento efetivo ao profissional da educação, temos o cumprimento do piso salarial assegurado, temos abono e 14ª salário, temos manutenção da salubridade dos espaços escolares. Então são esses pequenos, porém grandes detalhes que se somam para que a educação de qualidade ocorra”, disse ela, que finalizou desejando que o ano letivo de 2023 seja recheado de harmonia, produtividade e sucesso.

O ponto alto do evento, foi a palestra com a Dra. Maria Mislene Rosado, que abordou o temática central da Jornada Pedagógica.

A palestra foi dividida em dois momentos, onde na primeira abordagem, Mislene promoveu uma reflexão sobre o sentimento interior. “Iniciamos com uma abordagem sobre o resgate do eu, com uma reflexão profunda de quem sou eu, porque as vezes o professor na dinâmica do seu dia, esquece de quem ele é. Então como posso educar alguém, ensinar o caminho ao outro, se eu esqueci do meu caminho. Por isso, se faz necessário esse olhar sobre o interior, o diálogo afeto e disciplina, porque quando consigo dialogar comigo mesma, fica mais fácil o diálogo com o outro, se consigo ter afeto, cuidado por mim e me disciplinar, fica mais fácil ter para com o outro”, explicou.

Publicidade

No segundo momento, a palestrante dividiu os professores por unidade de ensino com a proposta de conhecer a escola. “A educação está iniciando um projeto maior, que é análise dessa formação integral. Então trabalhamos as análises internas e externas de cada escola, para saber quais as potencialidades. A gente está entrando num projeto novo de formação integral, é preciso saber quais as oportunidades, fortalezas e fraquezas de cada ambiente de trabalho e, a partir disso, a escola dentro dessa visão conjunta de equipe, vai definir o que está bom e o que pode melhorar para assim melhorar suas habilidades”, relatou.

Por fim, ela realizou uma dinâmica de valorização dos profissionais, abordado que os professores fazem a diferença na educação, promovendo um momento de confraternização e integração, onde as equipes se abraçaram.

A Jornada segue até o dia 07 de fevereiro, com várias capacitações, palestras e oficinas. A previsão de início das aulas é para o dia 13 de fevereiro.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa, vereadora Cristiana Carvalho, os vereadores Bernardino Carvalho (presidente da Câmara), Mércia Carolina, Elieudo Júnior, Epifânio Olegário, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Sherlyn Oliveira (de Administração), Josefa Silva (de Finanças), Jucenildo Boeiro (de Saúde), Luís de Sousa (de Agricultura), Ronnie Vieira (de Meio Ambiente), Edson Ribeiro(de Cultura), o assessor jurídico Francisco Antônio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Margarida, presidente do Conselho de Educação, Cíntia Dias, presidente do CASC, Elidalva Leal, presidente do CAE, Lindalva Macedo e o assessor pedagógico, Edson Sá.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS