Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Governador W. Dias visita Caldeirão Grande e participa do início das obras de construção do Complexo Solar

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí vai sediar mais um grande empreendimento no segmento de produção de energia limpa.

Nesta sexta-feira (14), na região da serra, zona rural do município, onde está situada a sede da empresa responsável, Ibitu Energia, aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção do Complexo Solar Caldeirão Grande 2.

O governador Wellington Dias participou do evento ao lado do prefeito Filipe Gonçalves, do presidente da Ibitu Energia, Gustavo Ribeiro, dos secretários estaduais Rafael Fonteles (de Fazenda), Howzembergson Lima (de Energias Renováveis) e Daniel Marçal (de Meio Ambiente), dos deputados Georgiano Neto e Merlong Solano, além de autoridades locais e da região.

Após a visita ao local onde serão executadas as obras, a comitiva percorreu áreas do parque eólico já em funcionamento, e em seguida, participou de uma cerimônia no Ginásio Poliesportivo da cidade, onde o projeto foi apresentado à população.

O complexo será implantado em três etapas e terá capacidade total de 1 GW de energia, gerando mais de 2.700 empregos. Na primeira etapa está sendo investido R$ 1 bilhão, e o total será de R$ 4 bilhões.

Governador Wellington Dias

“Estamos lançando a pedra fundamental para um grande investimento em energia solar, um dos maiores do País. Nós fizemos a opção de priorizar as energias renováveis no Estado e recebemos o investimento de braços abertos, sempre apoiando no que precisarem. Também fechamos parcerias para qualificação profissional. É um grande passo para o desenvolvimento do nosso Piauí”, disse Wellington Dias.

Ricardo Vicentini, diretor de operações da Ibtu

A cada etapa do empreendimento, cerca de 900 empregos serão gerados. “A parceria entre Ibtu, Estado do Piauí e prefeitura de Caldeirão Grande já é de sucesso. Agora estamos inaugurando mais um grande projeto que irá gerar muitos empregos e movimentará a economia. Estamos desenvolvendo novas parcerias na área de educação e ainda temos bastante coisa para fazer. Estamos certos de que teremos uma vida longa e produtiva no Piauí”, afirmou o diretor de operações da Ibtu, Ricardo Vicentini.

O complexo contará com uma área total de 800 hectares, com 2,5 milhões de placas solares. Ao final, se tornará o maior projeto de energia solar fotovoltaica do Brasil.

Rafael Fonteles, secretário de Fazenda

“A energia solar e a eólica são um potencial natural do Piauí e esse empreendimento gera progresso a partir de toda a cadeia de produção. Portanto é um projeto que agrega muito valor e desenvolvimento socioeconômico para o Piauí”, apontou o coordenador do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.

Prefeito Filipe Gonçalves

Para o prefeito de Caldeirão Grande, Felipe Gonçalves, a expansão do projeto leva inúmeros benefícios não só para o município, mas para todo o Piauí e Brasil. “Desde a primeira reunião nos prontificamos a receber e apoiar esse empreendimento, que gera renda, qualidade de vida e empregos. Estamos muito felizes em dar esse passo junto com a empresa e o governo, que certamente irá trazer desenvolvimento e progresso ao município, estado e país. Que tenhamos muito sucesso nessa empreitada”, pontuou.

Deputado Georgiano Neto

O deputado Georgiano Neto falou da alegria de retornar a Caldeirão para participar do início das obras de construção do Complexo Solar, que vai garantir mais emprego, renda e riquezas para o município de Caldeirão Grande do Piauí. “E eu, como um dos representantes deste município, fico muito feliz em presenciar e testemunhar esses momentos, e aqui poder reafirmar a nossa parceria para que possamos continuar garantindo investimentos para essa terra. Estamos juntos a todos esses projetos que vem para tornar o Piauí um lugar mais desenvolvido.”, disse.

O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas, dentre estes, a vice-prefeita de Caldeirão Grande, Zulene Leal, a vereadora presidente da Câmara, França Miranda, os prefeitos Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Wlisses (de Simões), Toninho (de Caridade do Piauí) e Eudes Ribeiro (de Fronteiras).

Mais fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS