Connect with us

Campo Grande do PI

Em Campo Grande, Saúde entrega 195 equipamentos ortopédicos

Publicado

em

No município de Campo Grande do Piauí, mais de 100 pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção terão suas vidas melhoradas a partir de hoje, quinta-feira (3), quando a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou a entrega de 195 equipamentos ortopédicos.

A ação é parte do programa ‘Passo à Frente’, que chegou ao município por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A entrega, segundo o secretário de Saúde, Wilson Marcelo de Sousa, é a quinta etapa do processo de aquisição dos equipamentos ortopédicos. O gestor explicou o passo a passo para que as pessoas fossem contempladas com os equipamentos de que tanto necessitam.

O primeiro passo a adesão do município ao programa. Em seguida, a Secretaria de Saúde fez o levantamento das pessoas que tinham necessidade, levou as pessoas identificadas para a oficina do CEIR em Jaicós, onde foram avaliados e coletadas as medidas. O quarto passo foi o recebimento dos equipamentos em Jaicós, e o último, a entrega aos pacientes. Todo o processo durou quatro meses.

O gestor afirmou que essa foi uma importante conquista para o município, que tinha uma grande demanda. “A Saúde já realiza esse trabalho com o CEIR, mas é um processo demorado, que dura até um ano. Pelo programa foi rápido, foram só quatro meses. Além do mais, foi mais fácil para o município e para as pessoas por conta da acessibilidade. Os pacientes não precisaram se deslocar até Teresina para serem avaliados e tirar as medidas.”, disse. O secretário enalteceu a atuação dos profissionais da Saúde, com destaque para a equipe do NASF.

Publicidade

Ada Kaliny, fisioterapeuta do NASF, afirmou que um momento muito importante para o município de Campo Grande, por proporcionar melhorias na qualidade de vida, na acessibilidade e locomoção e na reabilitação dos pacientes. “A população de Campo Grande está recebendo os cuidados necessários para um envelhecimento digno e mais saudável. Isso chama-se cuidado e carinho da gestão com cada um de vocês. Nós ficamos muito honrados em fazer parte desta gestão e desta ação tão importante.”, disse.

O aposentado Luiz Gonzaga da Silva, de 74 anos, que reside na sede do município, foi um dos contemplados pelo programa. Ele tem deficiência física depois de um acidente de bicicleta ocorrido há mais de dez anos. Em entrevista, o idoso relatou que caminha com a ajuda dos familiares. Agora, com os equipamentos que irão auxiliar na sua locomoção, ele afirma que a vida vai melhorar. “Agora as coisas vão ficar melhor. Eu agora vou andar só e dar menos trabalho para os outros.”, disse. Seu Luiz afirmou que não tinha condições financeiras para adquirir os equipamentos, e através do ‘Passo à Frente’, recebeu uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho com rodas.

Francisca Bonifácia participou da cerimônia, onde recebeu os equipamentos ortopédicos da sua mãe, a aposentada Bonifácia Josefa Sobreira, de 79 anos, que recebeu uma cadeira de rodas, andador e cadeira para banho com rodas. A idosa mora com uma cuidadora e caminha com dificuldade. “Ela não vai pra canto nenhum porque não consegue caminhar. Até pra ir no banheiro precisava de ajuda, agora com esses equipamentos ela vai poder caminhar sozinha, e mais seguro. Vai ficar melhor pra ela, porque ela ganhou o andador, a cadeira de banho.”, disse.

Ao todo foram entregues 68 pares de calçados neuropáticos para pés diabéticos, 31 coletes, 25 bengalas, 01 prótese, 02 órteses, 02 cadeiras de rodas infantil, 28 cadeiras de roda adulto e 38 cadeiras de banho.

O prefeito João Batista de Oliveira, o Baiá, participou da entrega. Em entrevista, o gestor parabenizou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho realizado. “A equipe da Secretaria de Saúde está de parabéns pelo trabalho que foi feito. São muitos equipamentos que vão melhorar a vida dessas pessoas, e a gente fica feliz com isso, de estar trabalhando para atender as necessidades da população, principalmente na Saúde, que é tão importante.”, disse.

Na oportunidade, o gestor falou sobre mais trabalho para o setor. “Temos uma emenda garantida do deputado federal Átila Lira, no valor de 185 mil, para a aquisição de uma ambulância. Temos, também, a expectativa de receber uma do Governo do Estado. Nós queremos até dezembro entregar esses dois veículos que são essenciais para atender o povo de Campo Grande. Temos a Academia de Saúde que já está licitada prevista para ser instalada em breve no antigo posto telefônico, no bairro Novo Horizonte.”, disse.

Baiá também falou sobre investimentos em pavimentação, uma obra infraestruturante, de mobilidade urbana, mas que também proporciona mais saúde à população. “Temos 250 mil do senador Marcelo Castro para a construção do calçamento na Avenida Manoel Alves de Sousa; licitamos o calçamento do povoado Canela de Velho; tem uma emenda do senador Ciro Nogueira, de 253 mil reais, também pra calçamento; e temos outros projetos com o Governo do Estado.”, disse, manifestando a felicidade com o desenvolvimento de Campo Grande. “Estou feliz porque eu plantei muito aqui em Campo Grande, muitas obras, e as pessoas tem visto isso. Em termos de obras, essa gestão está ficando bem avaliada pela população. É isso que tenho ouvido das pessoas.”, pontuou.

Publicidade

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS