Connect with us

Campo Grande do PI

Palestra sobre Gravidez na Adolescência leva informação e orientação para jovens de Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí promoveu na noite desta terça-feira, 28 de fevereiro, uma palestra voltada para a temática.

A iniciativa acontece em alusão a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei 13.798/2019. A semana foi incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está em vigor desde 2019, visando orientar e conscientizar os jovens sobre a gravidez na adolescência.

Intitulado “Bloquinho Prevenção da gravidez na adolescência”, o evento aconteceu no auditório do CRAS e reuniu adolescentes integrantes do NUCA e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV da sede e das localidades Serra do Campo Grande e Canela de Velho.

Com o tema “Não pule etapas, tudo tem seu tempo!”, a palestra promoveu uma reflexão sobre a importância de que os adolescentes aproveitem ao máximo cada etapa da vida, daí a necessidade de se prevenir contra a gravidez, para que a infância e a adolescência não sejam tomada por preocupações que deveriam ser exclusivas da vida adulta.

Na abertura, a secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, ressaltou a importância do evento para orientar jovens sobre a prevenção da gravidez na adolescência.

“Esse momento é muito importante, em que estamos tratando de um tema que tem uma responsabilidade social muito grande. Então é uma oportunidade da gente conversar, debater, sanar dúvidas. Gravidez na adolescência acarreta sérios problemas e riscos para as adolescentes, cada fase tem que ser respeitada, quando a gente atropela, alguma coisa dar errado lá na frente, por isso aproveitem esse momento para adquirirem conhecimento, ter discernimento e ser consciente para evitar uma gravidez na adolescência”.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Dayro Coutinho, que de forma dinâmica, com música e dança, repassou a mensagem falando a linguagem dos adolescentes, com reflexões e informações sobre um tema tão sensível e importante.

O enfermeiro, também, orientou e alertou sobre os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência, a exemplo da evasão escolar. E abordou também sobre os métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, além de como a gravidez na adolescência pode afetar de forma psicológica, social, econômica e pessoal o jovem.

Publicidade

Durante o evento, foi realizado uma apresentação de Caratê, com destaque para o pequeno Miguel de 5 anos, que encantou os participantes do evento com sua desenvoltura na atividade.

O Caratê, é uma proposta de atividade esportiva, que pode ser praticada por crianças e adolescentes, por desenvolver a capacidade intelectual, psíquica, motora e de domínio próprio.

A ação foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Campo Grande.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS