Connect with us

Campo Grande do PI

Programa é lançado em Campo Grande e beneficiará criadores com melhoramento genético de rebanhos

Publicado

em

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura lançou o programa ‘Mais Pecuária Brasil’, que visa promover o melhoramento genético de rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar.

O programa será desenvolvido através de um termo de cooperação técnica feita entre a Prefeitura e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER, em parceria com Alta Genetics, multinacional de melhoramento bovino.

O programa vai levar ao produtor rural a tecnologia de inseminação artificial,
com fornecimento gratuito de sêmen, para estimular a produção de animais de qualidade superior.

A Secretaria Municipal de Agricultura apresentou o programa aos produtores de Campo Grande do Piauí, nesta quarta-feira, 31 de maio, em reunião, realizada no Centro Social.

O momento foi conduzido pelo veterinário Pedro Ricardo, que está à frente da execução do programa em Campo Grande, quando repassou todas as informações e orientações a cerca do mesmo, bem como esclareceu as dúvidas dos criadores.

Ele ainda discorreu sobre os benefícios e desafios para o desenvolvimento do programa, destacando que o Mais Pecuária Brasil, é o maior programa de inseminação artificial do País, com custo zero para os produtores.

Pedro Ricardo, explicou todo processo de como funciona o programa e destacou a importância do mesmo para os produtores.

“A inseminação é feita com sêmen de toros provados, e vamos escolher as raças que melhor se adequam a realidade do município, processo realizado durante as visitas nas propriedades para conhecer o rebanho. A inseminação é feita em tempo fixo, utilizando hormônios, e todas vacas serão inseminadas do mesmo dia. Vale destacar que não tem um limite de quantidades de animais, mas são feitas por etapas, com 100 animais por etapa. Então é um programa muito importante para os criadores de Campo Grande, pois vai permitir melhorar a qualidade do rebanho bovino, além de aumentar a produtividade de leite ou de carne”, afirmou.

Em entrevista, o secretário de Agricultura Isaque Carvalho, destacou que o programa beneficiará os pequenos e médios produtores do município, possibilitando o desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia produtiva de bovinocultura. “Vai melhorar o rebanho bovino de nosso município, em qualidade e quantidade, com a inseminação de raças testadas e aprovadas, gerando o impulsionamento no mercado agropecuarista na região”, disse.

Segundo Isaque, inicialmente, o município aderiu ao programa, faz o lançamento, sendo repassadas todas as informações para os produtores, e o cadastro para os interessados. A próxima etapa é a visita nas propriedade para conhecer o rebanho e fazer a seleção dos animais a serem inseminados, onde a secretaria está dando todo suporte.

Após a reunião, foi realizado o cadastro dos produtores. O cadastro seguirá sendo feito no munícipio, especificamente, na Secretaria de Agricultura.

O Mais Pecuária Brasil, fornecerá de forma gratuita ao produtor a realização dos serviços de médico veterinário de inseminação artificial, ultrassom, o protocolo, os sêmens, a assistência técnica e o acompanhamento do período gestacional do bovino. 

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS