Connect with us

Alegrete do Piauí

Definidas as seleções e grupos da Supercopa APPM na região de Picos

Publicado

em

A Associação Piauiense de Municípios segue realizando encontros regionais para organizar a Supercopa APPM de Futebol Amador, competição esportiva que terá a participação de seleções de mais de 200 municípios do Piauí e promete ser uma das maiores da modalidade no estado.

Nesta quinta-feira, 25, foi realizado o 10º encontro, desta vez, em Picos, cidade polo do Território Vale do Guaribas, com a participação de prefeitos e secretários de Esportes de vários municípios da região.

Dentre outros, estiveram presentes o presidente da APPM, Toninho (prefeito de Caridade), o 2º vice-presidente, Admaelton Bezerra (prefeito de São José do Piauí), bem como os prefeitos Naerton Moura (de Sussuapara), Dr. Tico (de Campo Grande), Maria José (de Santana do Piauí), Luís José (de Francisco Santos) e Kelsimar Abreu, de São Luís do Piauí, o coordenador de Esporte da APPM, Manoel de Jesus, o “Manelão), e o advogado Tiago Saunders.

O objetivo da reunião foi discutir os detalhes para o início da primeira fase da Supercopa, no âmbito regional. O Regulamento da competição, inscrições, quadro de arbitragem, renda dos jogos, critérios de campos, premiações e início dos jogos, foram alguns dos pontos abordados.

No encontro foi definida a composição dos grupos. 16 municípios vão disputar a primeira fase da Copa na região do Vale do Guaribas. As seleções foram divididas em quatro grupos por critério de geográfico.


Veja como ficou:

Grupo A – Alegrete do Piauí, Campo Grande do Piauí, Francisco Santos e Monsenhor Hipólito;
Grupo B – Bocaina, São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Santo Antônio de Lisboa;
Grupo C – São José do Piauí, Sussuapara, Santana do Piauí e Dom Expedito Lopes;
Grupo D – Vera Mendes, Itainópolis, Aroeiras do Itaim e Santa Cruz do Piauí.

Publicidade

Conforme o Regulamento, na primeira fase, todos os times de cada grupo se enfrentam entre si, com jogos de ida e volta. Os dois melhores se classificam. A tabela de jogos ainda vai ser definida através de sorteio. Até a final da etapa regional, serão realizados 59 confrontos.

Na segunda fase, o 1º colocado do GA enfrenta o 2º do GB; o 1º do GB contra o 2º colocado do GA; o 1º do GC contra o 2º do GD; e o 1º do GD contra o 2º lugar do GC. Desses confrontos, classificam quatro seleções, que vão disputar as semifinais.

Segundo o coordenador, “Manelão”, na primeira fase não haverá restrições em relação aos locais de jogos, que poderão ser realizados em estádios ou mesmo em campos de várzea. Na segunda fase, o Regulamento exige que os campos tenham, pelo menos, alambrado. Caso o município não tenha o campo com alambrado, os jogos deverão ser realizados em outro estádio adequado.

A semifinal será disputada em jogo único. O local do confronto será definido por sorteio. A data e o local da final serão definidos posteriormente pela coordenação da Copa e a presidência da APPM, e será realizada em Estádio gramado.

Premiação

O valor da premiação também foi definido na reunião. No Território Vale do Guaridas, a Copa terá uma premiação total em dinheiro no valor de R$ 32 mil, sendo 20 mil reais para o campeão e 10 mil para o vice. Artilheiro e melhor goleiro também serão premiados com R$ 1mil, cada.

Publicidade

Início

A previsão, segundo a organização, é que a etapa regional da Supercopa no Território Vale do Guaribas tenha início no dia 17 ou 18 de junho. Até lá, a APPM ainda vai realizar a inscrição das seleções, oferecer um treinamento para árbitros e realizar o sorteio dos confrontos.

Segunda fase

Os campeões e vice-campeões das etapas territoriais, que são 12, se classificam para a segunda fase, que ocorrerá entre os territórios, e cidade contra cidade. A terceira e última fase ocorrerá em Teresina, onde será definido o grande campeão da I Supercopa APPM.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS