Connect with us

Caridade do Piauí

Jornada trabalha temáticas emocionais e pedagógicas e prepara professores de Caridade do PI para ano letivo

Publicado

em

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica de 2023, em preparação para o novo ano letivo na Rede Municipal de Educação.

O evento teve início nesta quinta-feira (09), e segue nesta sexta (10). As programações com os profissionais da educação estão sendo realizadas na Escola Antônio dos Santos, voltadas para o tema: “Avaliação Significativa: Construindo caminhos em parceria com a aprendizagem.”

Na abertura do evento, estiveram presentes também o secretário de Educação, Aldo César, o secretário de Administração, Cleivanilson José de Carvalho, representando o Prefeito Municipal Toninho, o Sr. Neryvaldo, presidente do CME, e diretores das escolas da rede municipal de educação, que compuseram a mesa de honra.

Após a abertura solene, foi realizada uma singela cerimônia de premiação dos alunos destaques, vencedores da Olimpíada Cactus de 2022 no município. Eles foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo com as notas.

O secretário de administração, Cleivanilson, se pronunciou representando prefeito Toninho e anunciou que o piso dos professores será reajustado em 15%. “A gestão sempre estará a disposição de toda a classe para o que precisarem, sempre trataremos as demandas da Educação com muito compromisso e responsabilidade. Trago aqui duas mensagens do prefeito. Dizer que o terço de férias de vocês já está na conta de cada um, e que vamos cumprir o piso salarial os professores, com um percentual de 15%” disse ele, sob aplausos dos educadores.

Em sua fala, o Secretário de Educação, Aldo César, destacou a importância da jornada.
“Quero agradecer a Deus pelo momento que nos propicia nesse dia, e peço a Ele que nos conduza para que possamos sair daqui com frutos e aplicarmos isso no nosso trabalho durante o ano letivo de 2023. Que façamos desse dia um dia produtivo, abençoado e de paz, se tivermos essas três coisas é suficiente. A Jornada Pedagógica nesse primeiro momento está tratando das questões emocionais com os professores e a ideia é essa, resgatar a autoestima, a confiança do professor, para que amanhã nós possamos tratar das pautas pedagógicas” disse.

O gestor ainda destacou que o pagamento do piso acima do percentual, é uma atitude de coragem e valorização. “Sabemos que o Governo Federal deu um reajuste em 14,95%. Foi anunciado hoje pelo secretário de Administração que o prefeito Toninho vai reajustar acima do nível nacional, em 15%. Não pensem que vai ser fácil, vejo no prefeito Toninho uma grande coragem, até porque essa é a receita. Hoje a grande maioria dos municípios piauienses não possuem receita. Então, é tirar da cabeça que está sendo feito só a obrigação, está sendo feito mais que a obrigação. Com essa atitude queremos dizer a vocês que sempre faremos até quase o impossível para garantir os direitos de vocês”.

O evento prosseguiu com a primeira palestra do dia, ministrada pela palestrante Edigleide Rabelo, que de forma interativa, com a realização de dinâmicas, abordou o tema “Coragem de ser diferente e o compromisso de fazer a diferença.”

A tarde, o evento contou com uma palestra, ministrada pelo Psicólogo Clínico, Pedro Paulo, que levou o tema “Ansiedade, prevenção e como lidar”.

Nesta sexta o evento conta com plenárias, dividindo os professores de acordo com a etapa que cada um dará aula. No Ensino fundamental a formação é por conta do Francio Charlidon e Keila Alves, e na Educação Infantil, a ministrante é a professora Fernanda Morais, na creche Constancio Bento.

Retorno das aulas

A previsão de volta às aulas no município é até a última semana de fevereiro, contando com uma equipe capacitada de mais de 150 profissionais, como professores, diretores, técnicos da secretaria.

Publicidade

O município conta com cinco escolas e duas creches, que neste ano de 2023, devem atender em média 1.400 alunos no período regular e mais de 600 alunos no contra-turno.

O secretário Aldo César disse que o intuito é trabalhar para a melhoria do desempenho dos estudantes. “Esse início das aulas já está todo organizado no sentido de melhorarmos o desmepenho dos nossos alunos nas avaliações externas e internas, de melhoramos a aprendizagem daqueles alunos que estão com alguma deficiência. Enfim, o nosos maior objetivo é o nosso aluno, é fazer com que eles possam avançar na aprendizagem”.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS