Connect with us

Caridade do Piauí

Palestra motivacional abre a Jornada Pedagógica em Caridade do Piauí

Publicado

em

Com informações e fotos de Fabrícia Xavier.


Uma palestra motivacional ministrada pelo renomado Mury Campos abriu, na manhã desta quinta-feira (3), a I Jornada Pedagógica de 2022 no município de Caridade do Piauí.

Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, a Jornada marca a abertura do ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino, e tem como principal objetivo, nos dois dias de encontros, planejar ações pedagógicas para o novo ano que se inicia, com foco na recuperação da aprendizagem.

O evento reuniu, na Escola Municipal Antônio Santos, membros da gestão da Educação, das escolas e demais professores que atuarão na Rede Municipal – efetivos e celetistas recém aprovados no Processo Seletivo.

“Eu, meu trabalho e minha família” foi o tema central da palestra. Em sua fala, Mury abordou pontos específicos e importantes para uma boa atuação dos educadores, como a autoestima, otimismo e mudanças, comunicação, ambição, metas, trabalho, família e crença. A palestra foi dinâmica, interativa e divertida. Mury arrancou muitos risos dos palestrantes.

Publicidade
Palestrante Mury Campos

Após o leve momento de acolhida, os professores foram distribuídos em salas, por área de conhecimento, onde participaram das oficinas de discussão e planejamento das ações pedagógicas para 2022.

Oficinas pedagógicas

Na cerimônia de abertura, Aldo César, secretário municipal de Educação, deu as boas-vindas aos professores, prestou homenagem aos saudosos Edivaldo e Raimunda, professores que faleceram vítimas de acidente de motocicleta e por complicações causadas pela Covid, respectivamente.

O secretário expressou a alegria de estar novamente reunido com os professores planejando a retomada do ensino presencial, apontada pelo mesmo como a melhor maneira de ensino. “Esse encontro nos faz refletir que nós somos sobreviventes e trazemos conosco duas aprendizagens, do antes e pós pandemia.”, disse.

Aldo César, secretário de Educação

Fazendo referência ao tema da Jornada – “Encontros e reencontros para um ensino com novos significados”, Aldo afirmou que será necessário ressignificar o conceito de aprendizagem. “Nós vamos receber de volta nossos alunos presencialmente com uma mente diferente daquilo que era antes. […] Na pandemia, nós fizemos muito, foi um período de aprendizagem com uso das novas tecnologias, novos conceitos de metodologia, mas nada substitui o ensino presencial, quando a interação e o aproveitamento são maiores.”, pontuou.  

Aldo elencou os principais desafios para a Educação 2022, como a construção conjunta de um projeto educacional; a oferta de um melhor processo de aprendizagem; a inclusão da família no engajamento com as propostas das escolas, a exemplo do que ocorreu na pandemia, quando a escola precisou como nunca das famílias; estreitamento no relacionamento entre professor e aluno após esse longo período de distanciamento; aplicação prática das novas tecnologias digitais no processo de aprendizagem; o desenvolvimento de competências socioemocionais; e a implementação de metodologias ativas de ensino.

Segundo o secretário, para 2022, ano de retomada, a Educação dará ênfase ao diagnóstico inicial da Rede e a retomada do processo de aprendizagem, com olhar para as avaliações externas e internas; vai oferecer formação continuada para os profissionais da educação, implementar programas como o Novo Mais Educação Municipal, Tempo de Aprender, Aprender Valor, Projovem Campo Municipal, Jogos Escolares Municipais, visando melhorar a proficiência, a taxa de aprovação e, consequentemente, as receitas do município.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS