Connect with us

Francisco Macêdo

AGOSTO LILÁS | Palestra trata sobre o combate a violência contra à mulher em Francisco Macedo

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o combate a violência contra à mulher, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria de Assistência Social realizou uma palestra na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, referente ao Agosto Lilás.

O evento buscou intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e conscientizar sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

O momento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e foi conduzido pela psicóloga Amanda Brito, onde ela abordou os tipos de violência contra a mulher e a importância de denunciar qualquer tipo de agressão.

Falas

A secretária de Assistência Social, Ester Damares, enfatizou sobre a campanha do Agosto Lilás.

“A Campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, tem o objetivo de orientar a sociedade e principalmente as mulheres sobre os tipos de agressões, seus direitos e também de encorajá-las a tomar decisões, denunciar, se afastar de tais agressores quando for o caso, para que assim vivam uma vida mais tranquila, em paz, sem ameaças e restrições incabíveis e que tenham conhecimento dos órgãos onde podem estar denunciando e procurando ajuda”, pontuou.

No uso da fala, a palestrante Amanda Brito, comentou sobre o Agosto Lilás e os assuntos abordados na palestra.

“O Agosto Lilás é uma campanha que é idealizada de uma forma nacional, todos os municípios tem essa responsabilidade de estar informando a comunidade em geral sobre os seus direitos e deveres na sociedade. Essa campanha é um contexto recente, que é a partir de uma Lei recente de 2006, a Lei Maria da Penha que nos resguarda diante do direito de não sermos agredidas de nenhuma maneira, por partes dos namorados, maridos, que são um tipo de agressor mais identificado. Então, o objetivo dessa campanha é educar as pessoas a respeito dos direitos delas, como podem ser realizadas as denúncias em casos de agressões e quais tipos de agressões são identificadas dentro dos relacionamentos amorosos especialmente, e de como nós podemos está percebendo o perfil dos agressores e nos posicionando diante desses casos”, frisou.

Dona Antônia Campina, participou da palestra e ressaltou a importância da ação.

Publicidade

“Esse momento é muito importante para a sociedade, especialmente para as mulheres. Porque nós sabemos que a violência existe, mas precisa ser trabalhada. Essa ação nos traz conhecimento e faz com que as mulheres que sofrem agressões tomem a iniciativa de denunciar”, afirmou.

Estiveram presentes na palestra: a equipe da Secretaria de Assistência Social, os adolescentes do NUCA, a assistente social da Secretaria de Saúde, Jéssica Guiomar, e as mulheres do município que foram o público-alvo.

Sobre o Agosto Lilás

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra à mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Mais imagens;

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS