Connect with us

Francisco Macêdo

Missa solene celebra Dia de São Francisco de Assis e encerra Tríduo em Francisco Macedo; veja fotos

Publicado

em

A noite deste domingo foi marcada pelo ápice da fé e respeito a São Francisco de Assis, santo padroeiro da cidade de Francisco Macedo. A comunidade católica pertence a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com sede na vizinha cidade de Alegrete do Piauí.

Vários devotos participaram da missa solene que foi celebrada no adro da igreja adotando o distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavirus (COVID-19). A celebração foi presidida pelo padre Antônio Ismael e marcou encerramento do Tríduo que neste ano trouxe o tema: “Com São Francisco, abraçamos a luta pela vida”, na 50ª edição.

Na homilia, o padre falou sobre a simbologia dos vinhadeiros. “Do reino de Deus será tirado e entregue ao povo que produzirá frutos”, proferiu o padre Ismael que fez a reflexão sobre a vinha. “A vinha simbolizou o povo de Israel e hoje simboliza o povo de Deus, a igreja, a assembleia dos batizados, dos católicos, dos cristãos, dos que não são cristãos, mas também todos aqueles que professam em nome do senhor Jesus Cristo e de todos aqueles que selaram aliança com o senhor Jesus através do batizado no sangue do filho pela unção do Espírito Santo”, disse.

Padre Ismael transmitiu a mensagem divina que descreve a insatisfação de Cristo ao mesmo tempo em que orienta para aproximação celestial. “O que Deus se queixa do seu povo muitas vezes é da infidelidade e da dureza do coração que não se deixa penetrar pela graça de Deus”, proferiu o padre Ismael ressaltando a simbologia da vinha, enfatizando o que ela significa e o que precisa fazer para produzir bons frutos.

Sobre a realização do festejo em forma de Tríduo, por conta da pandemia, padre Antônio Ismael avaliou a participação dos fieis e destacou o envolvimento espiritual.

“Esse festejo é puramente espiritual com reza, visto que a comunhão é maior na comunidade, a participação, o entrosamento. Avalio como festejo melhor do que todos os outros que já fiz aqui, devido termos focado muito no caráter espiritual. Mesmo com as exigências da pandemia o povo aceitou as propostas e, os devotos vieram participar todos os dias. As vagas estavam preenchidas”, enfatizou o sacerdote.

Publicidade

Ao final, padre Ismael deixou a mensagem de fé recomendado que as pessoas tratem uns aos outros de forma igualitária.

“São Francisco venceu o preconceito e o medo de adoecer oferecendo àquele leproso seu corpo para abraçar e logo estava doado todo carinho e amor juntamente com o projeto de Deus naquele abraço. Então a mensagem de fé é essa: Não tratar as pessoas com indiferença, com desprezo, sobretudo, aquelas positivadas com coronavirus”, disse padre Ismael.

Por determinação da Diocese de Picos, as festividades dos santos padroeiros das comunidades católicas foram realizadas em forma de Tríduo. A programação do festejo de São Francisco, em Francisco Macedo, teve início no dia 1º de outubro, com o Terço rezado às 12h. Ao final da tarde houve aspersão de água benta em residências. Durante a noite foi celebrada a primeira missa às 19h.

Veja em >> Em Francisco Macedo, aspersão de água benta e missa marcam início do festejo de São Francisco; fotos

Tríduo celebrará festejo de São Francisco de Assis em Francisco Macedo. Veja programação!

Publicidade

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS