Connect with us

Francisco Macêdo

Presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Francisco Macedo esclarece sobre testes de pacientes

Publicado

em

A presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Francisco Macedo, Milena Alencar, explicou sobre um paciente que testou positivo e publicou em redes sociais distorcendo a veracidade dos fatos a cerca dos exames.

Contatos de pacientes que testaram positivo

A presidente esclarece que os pacientes compareceram por livre espontânea vontade no dia 14 de julho, no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, que na ocasião esclareceram que receberam pessoas de outras localidades e estados, no dia 12, no estabelecimento comercial ao qual trabalham, bem como em outras ocasiões anteriores à data de 12 de julho, por conta dos serviços de construção do local que está em andamento.

Avaliação médica

Milena afirmou que os pacientes foram examinados pelo médico e através dele foi prescrita medicação. O mesmo notificou ao isolamento domiciliar por 14 dias e recomendou que as enfermeiras fizessem o monitoramento dos dois tendo em vista evitar o agravamento do quadro. Os pacientes foram orientados a retornar com 08 dias para realização do primeiro teste rápido.

Publicidade

Veja o esclarecimento sobre os resultados 

Por meio de nota de esclarecimento e através de um vídeo, a presidente do Comitê esclarece que os testes expostos pelo paciente são divergentes.

O primeiro teste deu negativo total em Francisco Macedo. Na segunda ocasião o teste foi feito em Araripina com resultado não reagente para estágio inicial e reagente para estágio final. Na terceira ocasião feito em Alegrete, o teste apresentou resultado negativo total, igualmente da primeira vez em Francisco Macedo.

Milena explica que de acordo com a OMS, sobre os testes sorológicos, bons resultados não foram comprovados e as pessoas precisam entender melhor a interpretação ao ler abaixo onde está descrito reagente e/ou não reagente. A Organização da Saúde não recomenda testes sorológicos para diagnósticos e nem tomada de decisões clínicas somente com base nos resultados dos testes sorológicos.

“No dia 20 eles retornaram e fizeram o teste. O primeiro paciente o teste deu não reagente e no segundo paciente o teste deu reagente. Como os dois apresentaram sintomas praticamente no mesmo dia e ficaram em isolamento no mesmo local, resolvemos orientar uma contraprova. Então orientei que procurassem um clínica e fizessem o teste sorológico […] Eles foram até Araripina e fizeram o teste sorológico. Lá, o paciente que testou negativo aqui teve resultado positivo lá que é o IgG e corresponde a fase final da doença. O outro paciente que deu positivo aqui, teve resultado não reagente lá. No entanto esse paciente que deu reagente aqui ele está no IgM ativo, ou seja, na fase inicial – infecção aguda”, explica.

Publicidade

“O teste rápido tem uma janela imunológica para fazermos. O protocolo de manejo orientado pelo Ministério da Saúde diz que se o paciente faz três ou mais testes e desses um apresentar resultado positivo é necessário que seja aceito o positivo e manter o isolamento. Então como cada um teve resultados positivos notificamos como Positivo”, esclarece.

Milena enfatizou que em tempos de pandemia em que médicos não têm tratamento padrão e exames conclusivos, o protocolo é seguir o isolamento.

“É muito fácil ter o falso-negativo onde a gente tira a pessoa do isolamento erroneamente e assim a pessoa sai disseminando o vírus. Nossa cidade a estrutura é pequena. Só temos uma Atenção Básica. Todos os hospitais de referência estão superlotados. Estamos seguindo protocolos e não é atoa que chegamos até o dia 20 de julho sem casos. Estávamos entre as três cidades do Piauí sem casos”, destacou.

Importância do isolamento

O isolamento é obrigatório durante 14 dias, período mínimo que deve ser cumprido. Além disso é necessário que o paciente se mantenha sem sintomas durante 72 horas – 03 dias -, para ser liberado e não exclusivamente por exame de detecção da Covid-19, devido suas limitações já conhecidas.

Publicidade

“A unica medida realmente segura já conhecida em caso confirmado ou suspeito é o protocolo de manter o paciente em isolamento”, reforça a orientação.

“Por fim, manifestamos nosso repúdio à possíveis influências politicas e de terceiros que visem denigrir nosso trabalho, que aconteceram com único intuito, ressaltando que estas nãos serão aceitas em hipótese nenhuma”, pronuncia a presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento a Novo Coronavírus.

Dos pacientes

A presidente destaca que o sobre o pronunciamento em redes sociais trata-se de apenas um dos dois pacientes que testaram positivo, pois o segundo paciente não se manifestou em redes sociais prezando pelo sigilo do seu quadro clínico.


Veja a nota de esclarecimento completa

Publicidade

Assista abaixo o vídeo completo da presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus explicando como funciona os testes e esclarecendo a cerca dos pacientes que testaram positivo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS