Connect with us

Francisco Macêdo

Saúde de Francisco Macedo promove palestra sobre tratamento e cuidados com a diabetes

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Macedo, realizou nesta sexta-feira, 25 de março, pela manhã às 9h, na sala de reunião da Secretaria de Educação, uma palestra voltada para pessoas portadoras de diabetes. Essa é uma ação da Prefeitura, na gestão do prefeito Novim.

Ministrada pela farmacêutica Dra. Danielle Coêlho, a palestra contou com a presença do enfermeiro Naelson e da assistente social Jéssica. Danielle explicou o conceito de diabetes, seus sintomas característicos, além de suas complicações caso não haja controle, e também os tipos de tratamentos disponíveis.

Ela esclareceu que o profissional farmacêutico faz parte da equipe multidisciplinar do cuidado com as pessoas portadoras da doença, especialmente ajudando na detecção de problemas com os medicamentos, acompanhamento da glicemia para avaliar se está dentro do alvo, ensinar sobre alimentação saudável, entre outros.

A farmacêutica enfatizou que esses encontros de educação em saúde melhoram a adesão ao tratamento, além de gerar possibilidades para tirar dúvidas e esclarecer alguns mitos sobre a doença.

Ao portal Cidades na Net o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, destacou a importância da palestra para com o público-alvo e teceu elogios aos profissionais presentes no encontro.

“Quero agradecer também a todos os envolvidos aos médicos, enfermeiros, técnicos e aos agentes comunit´´arios de saúde por estarem sempre em sintonia com o bem-estar da população franciscomacedence”, pontuou.

“Vejo o comprometimento do prefeito dando suporte, trabalhando em prol do bem-estar das pessoas. Os médicos são levados até as comunidades rurais para fazer acompanhamento de perto, verificar e trocar medicação, vendo a necessidade de melhorias, pois muitas pessoas têm diabetes e também hipertensão descontroladas. Dessa forma vimos a necessidade real de levar os médicos à zona rural e adequar a medicação. Junto com enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos dialogamos e chegamos a conclusão de realizar uma palestra para melhor entender essa doença para que possamos dar melhorias na qualidade de vida dessas pessoas”, concluiu o secretário Adenilson.

O enfermeiro Naelson na oportunidade fez a aferição da glicemia dos participantes. Segundo ele, as pessoas que tiveram resultado fora do considerado normal foram encaminhados à farmacêutica para orientações. O profissional enfatizou que a palestra é de grande importância.

Publicidade

“Eventos como este melhoram a adesão da população ao tratamento porque vão ter conhecimento da medicação para o controle da glicemia e tirar suas dúvidas. Teve grande participação da população sanando alguns tabus, dúvidas, tomar medicação ou não […]”, destacou.

A assistente social Jéssica, da Secretaria de Saúde, destacou também que a equipe busca novos conceitos e formas de fazer o público entenderem melhor o problema, como pode ser tratado, o que poder melhorar e o que se pode fazer para ajudar. “Nosso maior objetivo é que essas pessoas sejam alcançadas e tenham qualidade de vida melhor, vivam alegres e felizes, mesmo algumas restrições, mas que podem ter uma vida alegre e feliz com dieta balanceada”, ressaltou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS