Connect with us

DESTAQUES

Nas Fronteiras da Cultura, III Front Feira e shows musicais completam o 2º dia do aniversário de 87 anos da cidade de Fronteiras

Publicado

em

A cidade de Fronteiras, situada a 400 quilômetros de Teresina, está vivenciando um dos períodos mais importantes da história celebrando 87 anos de emancipação política neste mês de junho. Para comemorar em grande estilo, a gestão “Construindo um novo tempo” do prefeito Eudes Ribeiro e do vice-prefeito Gernilson Sobrinho, preparou uma programação ampla com atividades esportivas, religiosas, culturais, e musicais que evidenciam e valorizam as potencialidades do município e movimentam a economia local.

Na noite desta terça-feira (07), a Prefeitura que tem à frente o prefeito Eudes Ribeiro, por meio da Secretaria de Cultura gerida pela secretária Conceição Alves, realizou o evento “Nas Fronteiras da Cultura” com apresentações culturais e musicais, na praça Getúlio Vargas.

Paralelo, no Front in Fest, aconteceu a III Front Feira realizada pela agente de desenvolvimento Kall Alencar através da Sala do Empreendedor do município com apoio da gestão municipal onde houve exposição e comercialização de produtos e o fortalecimento do empreendedorismo.

O prefeito, Eudes Ribeiro, falou sobre a realização das festividades comemorativas de aniversário do município.

“Agradecer a Deus pela oportunidade e destacar nossa satisfação por ter a primeira noite com a live nas fronteiras da cultura e a terceira front feira. Estou satisfeito com tudo pela presença do público e pela maneira descente e serena que nosso público recebe o prefeito e sua equipe preocupada com o futuro da nossa terra”, revelou.

Eudes ressaltou ainda a importância do saudoso poeta fronteirense, Jurdan Gomes, que foi homenageado através de apresentações. “Infelizmente só pudemos proporcionar essa justa homenagem ao poeta Jurdam Gomes após sua partida. Fronteiras compreende que perdeu um grande representante, um talento nato. Então o que poderíamos fazer em seu reconhecimento foi feito. Jurdan teve uma grande carreira, mas o que ele deixou de verdade foi o seu lado humano, e partiu deixando esse grande legado. Temos orgulho desse grande homem fronteirense”, concluiu Eudes.

Publicidade

A secretária de Cultura de Fronteiras, Conceição Alves, agradeceu ao prefeito pelo empenho na realização de “Nas Fronteiras da Cultura” e a oportunidade de apresentar os artistas e seus talentos.

“Estou muito feliz em poder fazer parte desse grande momento de valorização da cultura. Quero aqui agradecer a Deus em primeiro lugar pela oportunidade, ao prefeito Eudes pelo grande apoio, e a todos que colaboraram para esse evento bastante importante. Estamos apresentando os nossos artistas com todos os seus talentos e habilidades, embora aqui não estejam todos participando. Quero dizer que nossa cidade é rica em talentos e que esse será apenas um dos diversos eventos que ainda virão. Tenho certeza que todos terão a oportunidade de mostrar seus talentos”, frisou a secretária.

A III Front Feira realizada por Kall Alencar contou com 16 estandes e mais um parque. A feira foi criada com o objetivo de destacar o desenvolvimento socioeconômico trabalhando a sustentabilidade, o artesanato e evidenciar o microempreendedor individual (MEI).

“É a terceira feira e tem sido sucesso. A gente vê que em pouco tempo as pessoas consomem as coisas”.

Entre as exposições de estandes de gastronomia com comidas típicas e doces diferenciados, artesanato, entre outros potenciais.

“Há pessoas aqui que já dão cursos pela internet. Agradeço a Deus, e a Eudes. Estou materializando um sonho. Empreender e levar essas mulheres é um sonho que sempre tive. Elas são orientadas e acompanhadas pelo Sebrae”, destacou a agente de desenvolvimento do município Kall Alencar.

Atrações

As atrações da noite contemplaram as artes plásticas e esculturais, fotografia, música dança, poesia, religião, cultura popular de repentes, comidas típicas, e quadrilhas.

Publicidade

Na abertura após a composição da mesa de honra foram apresentados fotos e vídeos do poeta Jurdan Gomes (in memoriam), que retratou a cidade – Fronteiras Antigamente.

Por meio da música, de acordo com a programação, houve apresentação do Forró do Vaidoso que executa canções que vão desde o forró pé de serra até o atual piseiro.

O desenho foi representado por Leandro de Sousa Rodrigues.


VEJA AQUI TODAS AS FOTOS

FRONTEIRAS 87 ANOS | Fotos da III Front Feira, apresentações culturais e shows


Religião

Publicidade

Na religião o Coral Maria de Jesus e Coral Acordes do Amor (padre Gildo Coelho). O Coral Maria de Jesus foi idealizado pela professora Maria de Jesus e criado em 15 de março de 2015. O Coral Acordes do Amor criado em 18 de maio de 2019 foi formado pelo grupo de Casais da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ainda no segmento religião, houve apresentação do Coral Adoradoras do Rei, composto por 45 mulheres, um sanfoneiro, um guitarrista e um maestro. O primeiro ensaio do grupo foi em 2015 e a primeira apresentação aconteceu em uma festividade do Círculo de Oração, no bairro Ribeirão.

Música

A música é um segmento que possui vários representantes em Fronteiras, a exemplo do cantor Ladislau José da Silva que já possui carreira de mais de 20 anos com 7 CD’s gravados, 2 DVD’s. Há 30 anos divide sua vida entre Recife e Fronteiras gravando e se apresentando em shows. O estilo vai do brega ao pop.

Outro cantor fronteirense é Francisco Nairton da Silva Santos conhecido como Tó, que já integrou bandas e fez participação em eventos diversos.

Talento fronteirense, Gesseildo Martins da Silva – o Gessé da Pisadinha –, surgiu na música há dois anos quando aceitou um desafio de sua prima e cantou uma música de Amado Batista. Desde então começou a se dedicar, e ensaiar repertório variado que vai desde o brega ao sertanejo e até a pisadinha.

Manoel Cledivaldo de Sousa Pereira, conhecido como Deuzinho. O cantor aflorou o dom pela música e teve o primeiro contato com o violão aos 19 anos quando fez a aquisão de um instrumento na intenção de estudar escalas musicais. Suas inspirações no pop/rock são bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. Na MPB tem influências dos cantores Zé Ramalho, Belchior, Fagner, Alceu Valença entre outros. Deuzinho já levou o nome de Fronteiras aos estados do Nordeste, no Distrito Federal, Minas Gerais e Pará.

Além da música, os bordados e crochês foram evidenciados como forma de resgatar a cultura, representados por Antônia Cleide, Antônia Maria, Ana Lúcia,  Luzia Ferreira, Maria Rita e Maria da Conceição.

Repentes

A cultura popular através da poesia de repentes foi representada pela dupla Valdik Viana e João Raimundo. Reconhecido como Patrimônio Cultura no Brasil, o repente é identitário da região Nordeste do Brasil e é conhecido como cantoria com versos, rimas e orações.

Publicidade

O lapidador Pedro Vieira de Figueiredo mostrou suas gemas preciosas e semipreciosas. Pedro desenvolve trabalho especializado de pré-forma e faceta gemas, bem como realiza o polimento.

As artes plásticas foram representadas por Edna Maria, Josineide Silva, Ana Teresa e Evinha Alencar – que apresentaram dois trabalhos manuais específicos. Edna trabalha com materiais reciclados, o papelão, por exemplo. A Josineide usa tecido do tipo feltro.

O poeta fronteirense, saudoso Jurdan Gomes, foi representado pela garota Eshyla Ester que mostrou por meio de sua apresentação a diversidade cultural. Jurdan era um artista da terra e detinha de uma diversidade de talentos.

Nas Fronteiras da Cultura promoveu uma mostra fotográfica com Francisco Teatro de Sousa e Francisco Vieira Santiago.

As comidas típicas também foram destaques no evento Nas Fronteiras da Cultura que marcou o segundo dia da programação de aniversário de 87 anos de emancipação política. Seus representantes entre outros, foram o Restaurante Duqueza (Vanderlúcia) que é considerado patrimônio cultural e o Cantinho da Marleide que surgiu no período da pandemia.

Tecnologias

Francisco Carlos Batista, João Coleta de Sá, Cicero Garbson e Franciso Edvan são profissionais do ramo na cidade que mostraram seus trabalhos.

Quadrilha Junina

Publicidade

Encerrando as apresentações culturais foi a vez da Quadrilha Chapéu de Palha abrilhantar a noite e trazer de volta o símbolo das festas juninas em grande estilo.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Eudes, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Zildênia Ribeiro; o vice-prefeito, Gernilson Sobrinho e esposa; a secretária de Cultura, Conceição Alves; demais secretários, vereadores, e membros da gestão municipal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS