Secretaria de Educação de Geminiano realiza teste de aceitabilidade da merenda escolar
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/11/19

Secretaria de Educação de Geminiano realiza teste de aceitabilidade da merenda escolar

A Secretaria de Educação de Geminiano, realizou nesta semana, em escolas municipais da zona rural, o teste de aceitabilidade da merenda escolar, com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos sobre o cardápio ofertado. Participaram da realização do teste a Secretária de Educação, Érica Carvalho e a nutricionista que atua no município, Drª Helionildes Bezerra, que coordenou a aplicação.

A secretária de Educação, Érica Carvalho, disse que o teste é importante para avaliar se está sendo oferecida uma alimentação aceita pelos alunos. “O teste de aceitabilidade é de fundamental importância, para que não estejamos apenas cumprindo normas, sem observar como está a aceitação, para evitar desperdício desses alimentos que adquirimos e oferecemos. O teste é um momento para a gente avaliar se estamos realmente oferecendo aquilo que nossos alunos comumente aceitam. No teste eles tem a oportunidade de sugerir alimentos e o que é possível, a gente tenta colocar no cardápio. Assim podemos evitar desperdícios e também a insatisfação do alunado” destacou.

Além do teste, foi realizado também um momento informativo, onde os alunos, de forma lúdica, aprenderam sobre educação alimentar, alimentação e hábitos de vida saudáveis.“Tivemos uma manhã com atividades importantes para nossos alunos, principalmente em relação a conversar com eles sobre educação alimentar, alimentação saudável, hábitos de vida saudável. Dentro dessa conversa educativa aplicamos o teste de aceitabilidade do que oferecemos na alimentação escolar do nosso município, que é de fundamental importância” destacou a nutricionista.

De acordo com Helionildes Bezerra, o município se preocupa com a qualidade do alimento oferecido e também a aceitação de cada aluno. “Sempre oferecemos a alimentação dentro dos princípios preconizados, mas sabemos que é importante que eles tenham uma boa aceitabilidade. Além da preocupação que temos em relação a um preparo de qualidade, a aquisição de bons produtos e em quantidade suficiente, que seja ofertado da melhor maneira possível aos alunos, sabemos que tem também a regionalização, aceitabilidade individual de cada aluno, o paladar diferente. Então, trabalhamos com muito respeito em relação a isso”.

Na parte informativa, a profissional informou que foi abordado com os alunos sobre educação alimentar, com orientações sobre qualidade na alimentação, excesso de gordura, sal e açúcar, a importância da alimentação saudável para o crescimento, desenvolvimento, aprendizado, concentração e melhor qualidade de vida.

A nutricionista também realizou a avaliação antropométrica de alguns alunos, e informou que será feita a avaliação nutricional desses estudantes e elaborado um cartão de retorno para os pais, abordando sobre o estado nutricional de cada aluno. Além disso, como forma de incentivo, a turma que se destacou na questão alimentar, foi premiada com o “relógio eu sou sudável”, confeccionado pela própria nutricionista.

A secretária Érica informou que na próxima semana, serão realizadas visitas nas demais escolas do município. O intuito é que seja obtida uma amostra de mais de 50% dos alunos investigados, para garantir uma quantidade segura de dados para o planejamento dos próximos cardápios.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Simões

Banco do Nordeste reúne agricultores em Simões e fala sobre renegociação de dívidas rurais

Os representantes do Banco do Nordeste, Carlos José, Gerente de suporte e recuperação de crédito e Aurismar Pinho, Gerente do Pronaf, estiveram reunidos com agricultores do município de Simões para

GERAL

Milho está em falta e tem alta de 50% no preço em junho no Piauí

Festa junina sem o milho não existe. Ele é essencial em quase todas as comidas desse período e também dá força para aguentar uma noite inteira de forró, mas esse

GERAL

Educação de Massapê do PI promove IV Encontro Pedagógico da Educação Infantil

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira, 18 de outubro, o IV Encontro Pedagógico da Educação Infantil de Massapê do