Connect with us

Jacobina do Piauí

Setembro Amarelo encerra com momento de autocuidado para os profissionais de Jacobina do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou durante todo o mês diversas atividades em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Durante todo o mês de setembro, foram realizadas diversas atividades de prevenção ao suicídio como rodas de conversas, palestras, dinâmicas e qualificações técnicas, promovidas em unidade básica de saúde, associação de mulheres, igrejas, comunidades e nos dispositivos da assistência social.

As ações foram realizadas com o objetivo de informar, prevenir, conscientizar e disseminar informações de prevenção do suicídio e o cuidado com saúde mental, tendo em vista que o suicídio é problema grave de saúde pública.

Na noite desta quinta-feira, 27 de setembro, na chácara de Eridan, aconteceu o encerramento da campanha, com um evento voltado para os profissionais das secretarias municipais.

O evento teve como tema “Cuidar de Quem Cuida”, no qual coloca os profissionais do município como a pessoa que também precisa ser cuidada, diante dos desafios enfrentados diariamente.

Além dos profissionais, o evento contou com a participação do prefeito Gd Oliveira, vice-prefeito Vanderlei Carvalho, os vereadores Elis Campos(presidente da Câmara) e Alex Oliveira, bem como os secretários municipais Rejane Sousa, Gilmar Carvalho, Edilson Carvalho, Chico Abreu, Silvam Santos, Leidselma Rodrigues, dentre outros.

A secretária de Assistência Social Rejane Sousa, abriu o evento, seguida aconteceu uma apresentação musical, feita por Merilândia Andrade, que cantou a música tempo de cantar. Posteriormente, o professor de capoterapia Denis Costa, envolveu os participantes nas dinâmicas de integração e olaria de Deus e na terapia do abraço.

O evento contou também, com uma palestra ministrada pela psicóloga Ivaneide, que abordou sobre o tema de forma leve e dinâmica, frisando a importância do autocuidado, a necessidade de controlar as próprias emoções e ser mais empático e acolhedor consigo mesmo.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, deu um depoimento que emocionou aos presentes, quando falou sobre quando diagnosticada transtorno de ansiedade, frisando que o forte vínculo familiar com sua família foi essencial, pois perceberam que ela não estava bem e precisava de ajuda. “Fortaleçam seus vínculos com familiares e amigos, porque quando não estiver bem, serão eles o bico de luz que irá te tirar da escuridão”, destacou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_3881.jpg

O prefeito Gd Oliveira, parabenizou a pasta pela iniciativa, destacando a relevância do evento. “Esse momento é muito importante para refletirmos sobre como está a nossa saúde mental. Todos nos estamos na gestão há sete anos, e a gente sabe que não é fácil, surgem desafios todos os dias e tem que saber conduzir e estar pronto para servir e, isso exige muito do nosso psicológico. É a nossa função e precisamos continuar fazendo, tem muitas pessoas que precisam de ajuda, por isso é essencial que estejamos bem, para poder ajudar quem precisa e, sem dúvida, esse momento é muito necessário para todos nós”, disse.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho, destacou a importância do momento para os profissionais do município. “A gente tem um público que precisa do nosso cuidado, e precisamos estar bem, para cuidar de quem precisa, por isso a importância desse momento para todos nós que fazemos a gestão. Então precisamos exercitar o autocuidado, e quando não estiver bem, peça ajuda”, disse.

O evento culminou com um sorteio de brindes e um jantar.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS