Connect with us

DESTAQUES

Jaicós sedia encontro com 16 municípios; prefeito de Marcolândia é eleito presidente do Conselho Territorial

Publicado

em

O prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro (Chico Pitú- PT), foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Itaim, durante evento realizado nesta sexta-feira (29), no Centro do Trabalhador Rural de Jaicós, que contou com a participação de representantes dos 16 municípios que compõem o território.

O evento cumpriu a pauta de discussão com a instalação do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável, eleição da Coordenação Executiva, formação da Comissão Provisória de Elaboração do Regimento Interno do Conselho Territorial, eleição de Conselheiros e suplentes e apresentação das atribuições do Conselho e da Lei do Planejamento Participativo.

Por aclamação, foram eleitos para o Conselho: Francisco Pedro (Presidente); vereador do município de Jaicós, João Bosco Lima (Vice presidente); Joelma Gomes Veloso, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patos do Piauí (Secretária);  Conselheiros Titulares João Vianney, prefeito de Caldeirão Grande do Piauí e Elton Osvaldo de Sousa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina Piauí e como conselheiros suplentes Gederlânio Rodrigues, prefeito de Jacobina e Maria Jacirlene Lopes, de Marcolândia.

Foram eleitos também, para compor a Comissão Provisória de Elaboração do Regimento Interno do Conselho Territorial, Silvam Santos, da cidade de Jacobina; Francisca Neres, de Betânia Piauí e Ivo Farias, do município de Jaicós.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o prefeito de Marcolândia, Chico Pitú (PT), eleito presidente do Conselho, disse que acredita que poderá ser feito um bom trabalho e que serão analisadas as prioridades de cada município. “Recebo essa missão com muita vontade de trabalhar e acredito que agora com um grupo maior, com o apoio da AMVI, com o nosso presidente Toninho e com o apoio do prefeito Vianney, que desempenha um ótimo trabalho, será possível realizar um bom trabalho. É claro que as dificuldades são imensas e não podemos levar um grande número de projetos, mas vamos analisar as prioridades, quero ouvir os representantes para que cada prefeito, junto com a sua comunidade possa informar o que é mais necessário para cada região e cada cidade” disse o presidente do Conselho.

Publicidade

Segundo a diretora da Unidade de Apoio ao Planejamento Participativo, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEPLAN), Amália Rodrigues, Os Territórios de Desenvolvimento ocupam um importante espaço e o Conselho Territorial é o principal meio de conversação com o Governo do Estado.

“Os Territórios de Desenvolvimento ocupam hoje um importante espaço e ao compor essas unidades, é preciso ter um espaço de diálogo com os representantes dos municípios que compõem cada um dos territórios. Portanto, fazemos a instalação formal do Conselho, que é um espaço onde todas as vezes que houver necessidade de definir prioridades, tomar decisões, fiscalizar as ações e cobrar as políticas para o Território do Vale do Itaim, o Conselho é a principal peça de interlocução com o Governo Estadual”, explicou ela.

Participaram do evento os prefeitos Ogilvan Oliveira, de Jaicós, Antoniel Sousa, de Caridade, Nonato Alencar, de Francisco Santos, Gederlânio Rodrigues, de Jacobina Piauí, Raimundo Júlio, de Queimada Nova, Reginaldo Oliveira, de Acauã, Francisco Pedro, de Marcolândia, e João Vianney, do município de Caldeirão Grande do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS