Connect with us

Jaicós

Bosquinho pede inclusão de Guardas Municipais e Garis no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Jaicós, vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, quer que os coletores de lixo domiciliar e demais profissionais da limpeza pública, e também Guardas Municipais, sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Com esse intuito, o vereador apresentou, durante a sessão remota desta sexta-feira (21), os Projetos de Lei nº 06/2021 e nº 07/2021, solicitando que os profissionais passem a fazer parte do público prioritário da campanha de vacinação.

Segundo ele, a imunização contra a covid-19 no Brasil ainda não se traduz em uma vacinação em massa, razão pela qual, neste momento, devem-se estabelecer de forma estratégica os grupos prioritários que deverão ser vacinados, com a finalidade de implantação de uma imunização eficiente com relação aos mais expostos e vulneráveis ao Coronavírus, o que influência positivamente no enfrentamento à propagação da doença.

Bosquinho explicou que os profissionais da limpeza pública, por desempenharem uma atividade essencial, seguem trabalhando mesmo em meio a pandemia. “Os garis e demais profissionais da limpeza pública e da coleta de lixo nunca cessaram suas atividades durante o período da pandemia, por estarem incluídos no grupo que desempenham atividades essenciais e indispensáveis à saúde pública no município de Jaicós, uma vez que o não exercício das referidas atividades acarretaria o agravamento do estado de calamidade pública ocasionado pelo novo Coronavírus”.

O vereador ainda justificou que os profissionais estão expostos ao vírus também pelo contato com o lixo produzido pela população. “É notório que os profissionais em epígrafe estão constantemente expostos ao Covid-19, tanto pela não interrupção das suas atividades, como pelo demasiado contato com os diversos vetores de propagação do vírus, como por exemplo, o lixo produzido pela sociedade e o contato constante com a própria população, motivos pelos quais devem ser inseridos na lista de prioridade de vacinação”.

Publicidade

Com relação os Guardas Municipais, Bosquinho justificou que os mesmos atuam na linha de frente, envolvidos em ações preventivas e de combate à Covid-19. “Os Guardas Municipais vem atuando na linha de frente nas ações de prevenção e combate à Covid-19 em Jaicós e são responsáveis, entre outras ações, pela segurança e organização na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais. Nosso objetivo é priorizar as categorias que estão mais expostas ao vírus visto que há uma escassez de vacinas contra a doença” disse.

Os projetos foram encaminhados às comissões permanentes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS