Connect with us

DESTAQUES

Com grande participação, palestras encerram a Campanha de proteção à criança e ao adolescente em Jaicós

Publicado

em

No 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, várias ações de alerta em torno da data, foram realizadas no município de Jaicós. O intuito da Campanha é mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se prevenir, responsabilizar e denunciar crimes dessa natureza.

A Campanha de mobilização teve início na segunda-feira, 08, com a realização de palestras nas escola municipais, estaduais e particulares da sede de Jaicós, que se entendeu até a tarde de ontem, quando foram realizadas duas palestras e várias apresentações, na quadra poliesportiva, Geraldo Matos Silveira.

A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Assistência Social, e foi coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS, que contou com o envolvimento de outros órgãos defensores dos direitos das crianças e adolescentes, como o CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS, SCFV e NASF.

O evento reuniu uma grande público. Participaram autoridades, profissionais, alunos, professores e população em geral. Durante o evento, aconteceram duas palestras, e várias apresentações que mostram a importância de se prevenir e principalmente de denunciar, caso seja vítima ou tenha conhecimento de atos sobre o abuso e a exploração sexual.

Dentre as apresentações, houve dramatizações feitas pela escola Professor Mariano e o grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, recital, pela escola Francisco Crisanto, dança de paródias de rip rop, feito pela escola Líria Alencar e Padre David, peça teatral feito pela Escolinha Pequeno Polegar, dança indígena, pelo grupos Icós do Ponto de Cultura, e apresentação de rip rop.

A Secretaria e Assistência Social, Audeli Coutinho abriu o evento e fez um discurso de agradecimento. “Quero agradecer ao prefeito Neném de Edite, a Larysse Dias coordenadora do Creas, que foi  mentor e coordenou a Campanha, e todos os envolvidos na mesma, e dizer que é um a satisfação enorme participar do evento tão importante para nossa crianças,  que teve início há 10 dias atrás, e hoje encerramos com essa culminância, muito obrigado a todos”, disse a secretária.

Publicidade

O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, O Neném de Edite, fez um breve discurso, onde agradeceu a todos que se empenham da realização das ações e destacou a importância de celebrar o 18 de maio, que segundo ele, tem como foco mobilizar a população a denunciar qualquer crime dessa natureza. “18 de maio dia tão importante no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, um realidade que muitas imaginavam nunca chegar tão perto, e hoje, é uma realidade que existe em nossa cidade, então a forma de combater é denunciar”, disse.

O ponto alto da Campanha foi  realização das palestras, que foram ministradas pelo delegado de polícia civil de Jaicós, Dr. Miguel Carneiro Correia, e pelo Defensor Público da Regional de Jaicós, Dr. Antônio Caetano de Oliveira Filho.

O delegado de polícia civil de Jaicós, Dr. Miguel Carneiro, alertou as crianças e adolescentes sobre o uso da internet, principalmente com relação a publicação de fotos, explanou sobre a diferença entre ao abuso e a exploração sexual, e pedofilia, e como se  caracteriza cada um.

O delegado ainda falou sobre os casos existentes no município, destacando de importância denunciar. “Estou há pouco tempo em Jaicós e já temos casos gravíssimos registrados. O trabalho da polícia é realizado quando o abuso já aconteceu, por isso é muito importante divulgar as informações e estar em sintonia com os serviços preventivos, é muito importante denunciar esses atos, e, estou a disposição para quem quiser denunciar, o importante é crimes como esse não permanecer impune”, explicou.

Defensor Público da Regional de Jaicós, Dr. Antônio Caetano de Oliveira Filho, explanou sobre  diferentes formas de violência que a crianças sofrem. Onde ainda destacou sobre o importante papel da família na prevenção do abuso.  “O pai, a mãe, para proteger sua criança, contra o abuso sexual, tem ter intimidade com seu filho, tem que demostrar o nível de abertura, para que ele se sinta confortável e confiante. Agora se criança vive completamente vulnerável, materialmente e  emocionalmente, essa criança vai ter suas em sua mente, um ambiente fértil para serem vítimas o abuso, porque  tende a ser seduzida por qualquer pessoa que lhe ofereça algo, que há agrade, por isso é importante a família proporcionar uma relação saudável, de afeto e confiança”, disse.

Publicidade

Estiveram presentes no evento,  a Secretária de Assistência Social Audeli Coutinho, a coordenadora do CREAS, Larysse Dias, o representante do Conselho Tutelar,  Emanuel Carvalho, Delegado de Polícia Civil, Dr. Miguel Carneiro, o Defensor Público, Dr. Antônio Caetano, presidente da Câmara Municipal,  Jessé Gonçalo, os  vereadores, Ednaldo Santana, Ozeana Oliveira, Cilene Lopes, Chefe de Gabinete, José Acelino, Oo secretários, de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Degerson lima, “o Piti”, de Educação Sônia Ribeiro,  de Obras, Osmildo Oliveira, professores e coordenadores da Rede de Ensino Municipal e Estadual, e coordenadores de órgãos de proteção da criança e adolescentes .

 

Veja fotos:

 

 

 

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS