Connect with us

Jaicós

Com procissão e missa, paróquia de Jaicós celebra quarta-feira de cinzas e lança Campanha da Fraternidade 2019

Publicado

em

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, do município de Jaicós, celebrou nesta quarta (06), com a realização de procissão e missa, a tradicional “Quarta-feira de cinzas”, primeiro dia da Quaresma, que é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa.

O evento religioso marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, que este ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1.27).

A caminhada teve como ponto de partida a Igreja de São Judas Tadeu, no bairro Serranópolis, de onde os católicos seguiram em procissão, passando pela avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, até chegar à Prefeitura municipal, local da 1ª parada reflexiva.

Durante a primeira parada, os fiéis, através de uma encenação feita pela Pastoral da Juventude (PJ), refletiram sobre o “ver”, que é o estudo da realidade, o olhar para as pessoas e famílias mais necessitadas e excluídas da sociedade, analisando quais os principais problemas enfrentados por elas.

O segundo momento reflexivo aconteceu em frente à Câmara Municipal, com uma apresentação coordenada pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC), abordando sobre Palavra de Deus, Cidadania, Bem Comum, Participação, Políticas Públicas e Reforma da Previdência, que representou o “Julgar”, análise e julgamento a partir de alguns referenciais, especialmente da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, servindo como luz para as ações.

Na última parada, já em frente à Igreja Matriz, foi refletido sobre o “Agir”, que compreende as perspectivas pedagógicas e comportamentais que se abrem, com vistas a uma ação social transformadora. O momento contou com apresentação da Pastoral da Criança e Catequese, ressaltando a importância da participação.

Após o encerramento da caminhada, os fiéis católicos se reuniram na igreja de Nossa Senhora das Mercês, para a celebração da tradicional “Missa das cinzas”, que foi presidida pelo pároco local, Antônio Mendes e concelebrada pelo Diácono Cláudio Santana.

Durante a celebração, o padre Antônio Mendes ressaltou a importância da comunhão com Deus. “Esse é um tempo de graça, de preparação para celebrarmos dignamente a páscoa. E nesse tempo de Quaresma, quando Jesus foi ao deserto, ele fez a experiência de ser tentado e venceu a tentação porque está em comunhão com Deus através da oração e da palavra. Nós também, se estivermos sempre em comunhão com Deus, seremos pessoas fortes e capazes de vencer as ciladas e seduções do mal” disse.

No ponto mais marcante da celebração, o padre realizou a benção das cinzas e em seguida, os católicos foram marcados na testa, em um ato simbólico que faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS