Connect with us

DESTAQUES

Comissão do Selo Unicef realiza reunião de apresentação do Núcleo de Adolescentes em Jaicós

Publicado

em

A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas ações desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, no município de Jaicós, realizou na manhã desta quarta-feira (14), uma reunião de formação e apresentação do Núcleo  de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da articuladora municipal do Selo UNICEF, Jasmira de Araújo Leal, da mobilizadora do Selo no município, Mikaelle Teixeira e de 11 adolescentes.

Durante o encontro, a articuladora Jasmira Leal fez uma apresentação explicando o que é o Selo Unicef e quais seus objetivos e abordando sobre o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e as atividades desenvolvidas através do mesmo. “O município concorre ao Selo, que é uma iniciativa pra a redução das desigualdades, e se ganhar ele pode usar o Selo Unicef, o que significa que a cidade garante todos os direitos dos adolescentes. Para ganhar o Selo o município tem que atender a todos os direitos das crianças e adolescentes. Nesta edição de 2017-2020 1900 municípios estão concorrendo” explicou ela.

O NUCA é um grupo composto por, no mínimo, 16 adolescentes (8 meninas e 8 meninos) que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

Em Jaicós, é necessário a participação de mais adolescentes para que o NUCA seja formado. “Para o núcleo de Jaicós ser formado precisamos de, no mínimo, 8 meninas e 8 meninos. E eu quero pedir a vocês que já estão participando que tenham bastante compromisso. Terá eventos que não terá como todos participarem, mas em todos os eventos é preciso que tenha algum representante do NUCA, vamos nos organizar para que isso aconteça. E a gente vai ter que trazer também mais adolescentes, pois somente conosco não será possível a criação, pois tenho que cadastrar todos os jovens, pelo menos 8 meninos e 8 meninas. Então vamos conquistar mais adolescentes para termos nosso NUCA completo” disse a articuladora.

Publicidade

Buscando contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes deve se engajar em atividades que serão realizadas a partir dos seguintes desafios:  Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo; Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade; Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola; Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet;  Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar; Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode; Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva e Promover práticas de enfrentamento ao racismo e desigualdade de gênero.

Para o estudante Fábio Veloso, que participou da reunião, as ações que serão desenvolvidas através do NUCA são de grande importância. “A importância dessas atividades que vão ser desenvolvidas através do NUCA está no fato de que o Núcleo vai dar voz aos adolescentes, eles vão também se desenvolver bastante e terão total liberdade para se expressar” disse ele.

O núcleo de Cidadania pode reunir adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos. O importante é juntar uma equipe que tenha boas ideias para ajudar o município a melhorar a sua realidade. Se muita gente se interessar, o município pode ter mais de um núcleo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS