Connect with us

Jaicós

Em nota, Saúde de Jaicós esclarece que tem orientado a população sobre a Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, divulgou na tarde deste domingo (10), uma nota informativa, onde esclarece que tem buscado orientar toda a população sobre assuntos relacionados à Covid-19.

Na nota, é informado que a população tem sido orientada sobre os sinais e sintomas da doença e os meios de prevenção. “A secretaria tem tentado orientar toda a comunidade jaicoense sobre a manifestação dos sinais e sintomas da Covid-19, bem como os meios para evitar a propagação da doença. Esse trabalho tem a finalidade de facilitar o diagnóstico da infecção pelo coronavírus, promover tratamento precoce para evitar complicações e isolar os pacientes infectados das pessoas sadias”.

A pasta destaca que as orientações também são válidas para os profissionais de saúde. “As mesmas orientações se aplicam aos profissionais de saúde do município que estão atuando rotineiramente para atender as necessidades de saúde da população. Para esses, a conduta de afastamento das atividades laborais tem sido o cuidado primordial que temos adotado” diz a nota.

A secretaria destacou também que não se responsabiliza por pessoas que omitem a doença. “A secretaria não se responsabiliza por aqueles que escondem a doença e dificultam o diagnóstico e as recomendações médicas. Vale ressaltar que existe o tempo adequado para fazer os testes, conforme os protocolos do Ministério da Saúde”.

Conforme a pasta, parava realização do exame RT-PCR (coleta swab nasofaringe ou teste rápido tipo antígeno), é recomendado fazer a coleta do material entre o 2º e 8º dia de início dos sintomas. Já para o teste rápido tipo anticorpo, o recomendado é que seja feito a partir do 8º dia de inicio da sintomatologia da covid-19.

Publicidade

A secretaria destacou ainda que os protocolos estão sendo seguidos. “Os profissionais de saúde estão seguindo os protocolos rigorosamente pra facilitar o diagnóstico do coronavírus. Além disso, os protocolos atuais recomendam isolamento mínimo de 10 dias para todos os pacientes com quadro de síndrome gripal, independentemente do resultado dos exames”.

Por fim, a pasta pediu a colaboração da população. “Contamos com apoio e colaboração de todos os cidadãos que residem ou transitam rotineiramente pelo município. A nossa intenção é promover saúde para todos” finaliza a nota.

Boletim

Na tarde de ontem (10), foi divulgado também o boletim epidemiológico atualizado. Conforme a secretaria, foram registrados mais três casos positivos de covid-19, sendo que um paciente apresentou sintomas leves e os outros dois são assintomáticos.

O boletim contabiliza atualmente 3879 testes realizados, 495 casos confirmados, 95 não recuperados, 388 recuperados, 12 óbitos, 95 pacientes em isolamento domiciliar e nenhum internado.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS