Connect with us

DESTAQUES

Em reunião com Exército, prefeito articula retorno da operação pipa em Jaicós

Publicado

em

Foi realizado na manhã nesta quarta-feira, 25,  na Secretaria de Desenvolvimento  Rural  e Recursos Hídricos, uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Jaicós e representantes do Exército Brasileiro para articular a volta da operação carro pipa no município.

Há cerca de um ano a operação carro pipa do governo federal, que abastecia a zona rural de Jaicós,  foi excluída no município, o que tem causado grandes transtornos a gestão pública, pois a população  rural está desabastecida  e o Governo Municipal não  dispõe de recursos para suprir toda a demanda.

Buscando resolver o problema, o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira,  tem se articulado junto ao Exército Brasileiro, para resolver a situação.  “Nos reunimos com o  Exército, que atendeu a um pedido de emergência nosso,  onde estamos tentando incluir novamente o município  na  operação  pipa, tendo em vista  as dificuldades que o homem do campo  vem passando  por falta de água”, informou.

Neném de Edite, como é conhecido,  explicou que a população rural  está sendo muito prejudicado com a situação, e mesmo a prefeitura disponibilizando  o pipa do Pac, não é suficiente.  “Necessitamos que  a  operação volte a abastecer nosso município. Jaicós não tem condições e nem estrutura de abastecer toda a população da zona rural, estamos com uma demanda muito grande no carro pipa do Pac, que não tem como supri todas as necessidades”, disse.

O gestor frisou que está confiante, e que conseguirá retornar a operação para o município. “Estamos nos mobilizando, preparando toda a documentações necessária. Nos  foi dado um curto prazo de envio da documentação, para  que o município seja novamente incluído, mas acredito  que dará certo,  nossos secretários estão todos empenhados  nesse sentido,  estamos realizando todos os esforços  para que consigamos êxito no retorno do abastecimento de água por carro pipa em  Jaicós”, afirmou.

Publicidade

O gestor explicou que  uma série de fatores  ocasionou a exclusão do programa no município. “A operação foi excluída do município por problemas acarretados anteriormente,  foi pedido na gestão passada, um levantamento de quantas famílias eram beneficiadas,  a quantidade de cisternas existentes e decretos de emergência, e como não foi enviado e acarretou  nesse grande problema, que sobrecaiu  em nossa gestão”, informou ele,  ainda atribuiu a exclusão ao governo federal que fez vários cortes  e Jaicós está incluído.

O secretário de Agricultura,  Luverci Carvalho, disse o município está enfrentando uma series de dificuldades por causa da suspensão da operação, quando ressaltou que será feito um levantamento de toda documentação pendente. Ele frisou que  estar confiante que conseguirão  o retorno do abastecimento de água através dos pipas.

Durante a reunião o Sargeto, Vinícios apresentou a documentação necessária para que o município volte a ser contemplada com operação. Dentre eles, um  Ofício do órgão Municipal de Defesa Civil ou da prefeitura municipal solicitando a inclusão do município; ata  da reunião da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil,  do Conselho Municipal para Desenvolvimento Sustentável ou órgão correspondente contendo informações sobre a solicitação de inclusão de localidades,  o número de pessoas a serem atendidas,  os mananciais ou pontos de captação de água e as rotas a serem percorridas; a  documentação referente a decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública para reconhecimento do governo federal; e um  relatório técnico contendo:  descrição do cenário atingido pela estiagem ou seca,  número estimado de pessoas afetadas diretamente pelo evento adverso e o número estimado de pessoas que necessitam de assistência.

 

Também participaram da reunião, o Chefe de Gabinete, Deusmar João, e coordenador do  Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivo Farias entre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS