Connect with us

DESTAQUES

Em sua primeira edição, “Festival de Cultura” reúne grande público e destaca talentos da cidade de Jaicós

Publicado

em

A “Terra do Galo” é também terra de muita cultura e talentos. Cantores, compositores, poetas, dançarinos, músicos, fotógrafos, escritores, pintores. Os mais variados tipos de artistas fazem de Jaicós, uma cidade de riquezas.

Na noite do último sábado (21), alguns desses talentos foram compartilhados com a população de Jaicós e cidades vizinhas, que se reuniu para participar do “Festival de Cultura”, evento realizado pela primeira vez no município e que contou com a participação de um grande público.


Veja a cobertura fotográfica completa: I FESTIVAL DE CULTURA DE JAICÓS | Fotos das apresentações e shows com Amauri Jucá, Karlla Thalyta e Eric Land


O festival, que foi promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, dos deputados estaduais Pablo Santos e Georgiano Neto e do Governo do Estado, aconteceu na principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves.

Logo ao chegar, os visitantes podiam prestigiar os três estandes que integraram o evento. No primeiro, trinta marcantes personagens da centenária cidade foram homenageados na exposição fotográfica “A cara de Jaicós”, organizada pelo jornalista e fotógrafo Otávio Veloso. Quem chegava se encantava com as imagens de encher os olhos e ao conhecer um pouco da história de cada personagem.

Publicidade

A escritora e poetisa Hosana Arlinda, nomeada no mundo poético como “A flor de semiárido”, expôs suas obras e também fez o lançamento de mais uma edição do livro “A Poesia e eu”.

O outro estande fez um grande resgate musical, ao expor instrumentos usados pela banda Sambatuk Show, que fez sucesso na cidade entre os anos de 1984 e 1994. A exposição foi organizada pelo músico e jornalista Ivo Farias, que foi um dos integrantes da banda.

O evento também contou com diversas apresentações culturais. A abertura foi realizada pela Banda de Música do município, formada através da Escola de Artes Camilo Lélis Feitosa, que é mantida pela gestão municipal e tem contribuído para a formação de jovens músicos. A banda entoou os hinos Nacional e do Piauí.

Logo após, subiu ao palco o cordelista Paulo Pereira, que em alusão à campanha setembro amarelo, declamou o cordel de sua autoria, intitulado “Dar fim a própria vida não é a solução”. Se apresentaram também a poetisa Hosana Arlinda e a Companhia de Dança Icós.

 

Representando a cultura Hip Hop, os jovens Dennes Hodney, Wellington e Wall Sousa, apresentaram rimas. Integrantes da banda Sambatuk Show, animaram o público ao recordar canções que ficaram imortalizadas nas vozes de diversos artistas.

O festival também abriu espaço para artistas de comunidades da zona rural de Jaicós, com as apresentações musicais que ficaram por conta da jovem Jamiren Campos, poetas violeiros Luís Costa e Francimilton Costa, Arturzinho e banda e Matias e banda.

Todos os artistas que se apresentaram receberam das mãos de autoridades locais, um troféu de participação no I Festival de Cultura. A programação contou ainda com shows do ator e humorista Amauri Jucá e dos cantores Karlla Thalyta, Eric Land e Orlando Estourado.

A secretária de cultura, Alessandra Leal, em entrevista ao Cidades na Net, disse que o evento aconteceu como planejado e agradeceu a população pelo apoio. “Estamos orgulhosos porque aconteceu como planejamos desde o início. A população toda participou, fez a doação dos brinquedos, que era o principal projeto da Secretaria de Cultura. Só tenho que agradecer a população, nossa sensação é de dever cumprido” destacou.

O evento também teve cunho social. Através do projeto “Doe brinquedos, ganhe sorrisos”, a Secretaria de Cultura arrecadou brinquedos, que serão doados a crianças carentes do município, no mês das crianças.

Alessandra informou que os brinquedos arrecadados serão doados em outubro, em um grande evento. “Em outubro vamos fazer a entrega desses brinquedos que foram arrecadados e nosso objetivo é realizar um grande evento, com brincadeiras e diversão, para proporcionar um feliz dia 12 para as crianças da nossa cidade. Já está tudo planejado, faltando determinar agora o espaço” falou.

O vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, também agradeceu a população e definiu o evento como um resgate da cultura. “Estamos hoje satisfeitos e queremos agradecer a toda população de Jaicós que aderiu e acreditou em mais um evento cultural que através do nosso mandato trouxemos para essa cidade. É um evento de resgate de toda a cultura que estava um pouco esquecida. Agradeço também por acreditarem na nossa campanha solidária, muitos trouxeram brinquedos para podermos doar no dia 12” disse.

O vereador também falou do apoio do prefeito Neném de Edite e disse que o intuito é fortalecer cada vez mais a parceria com o gestor. “Neném de Edite é nosso parceiro incondicional, todo projeto que levo ele abraça, melhora, investe. E um dos resultados está aí, inovamos no festejo de Jaicós com festa em praça pública, a primeira vez que isso aconteceu na cidade foi sucesso absoluto. E vamos colocar nosso mandato à disposição do povo cada vez mais, para assegurar que a parceira prefeito Neném de Edite e vereador Bosquinho, siga cada vez mais forte” falou.

Publicidade

O Festival de Cultura, tem o intuito principal de retornar aos aspectos da cultura de raiz jaicoense, atraindo turistas e visitantes para os festejos da cidade, além de dar espaço às manifestações culturais e promover a integração social e cultural com os habitantes da zona urbana e rural de Jaicós.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS