Connect with us

Jaicós

Jaicoenses são certificados como Patrimônio Vivo do Estado do Piauí

Publicado

em

Os jaicoenses Inês de Carvalho Costa e Joaquim Hipólito Ferreira, estão entre os 30 selecionados através da Lei do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí (nº 5.816/2008), que visa reconhecer, certificar e apoiar financeiramente os mestres e grupos folclóricos piauienses.

Nesta primeira etapa da lei, Jaicós foi o único município da circunvizinhança que teve artistas selecionados. Inês de Carvalho Costa, conhecida popularmente como Tia Inês de Bernardo, trabalha com Artesanato de palha, no povoado Várzea Queimada, zona rural de Jaicós. Já seu Joaquim Hipólito, do Povoado Santo Antônio, é Mestre de São Gonçalo.

Foto: Ascom

Os jaicoenses receberam o certificado de Patrimônio Vivo nesta sexta-feira (05), em solenidade alusiva ao Dia Nacional da Cultura, realizada no Palácio de Karnak, em Teresina. Eles receberam o documento das mãos do governador Wellington Dias e do secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

rpv10.jpeg
Dona Inês Carvalho recebendo o certificado. Foto: Roberta Aline

Para participar da solenidade em Teresina, os jaicoenses contaram com apoio da Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Cultura. Eles estiveram no evento acompanhados do coordenador da cultura de Jaicós, Douglas Manoel e de um familiar.

No total, foram certificados 30 mestres ou grupos de cultura que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, como arte santeira, renda de bilro ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel.

Todos os contemplados pela lei, passarão a contar com um auxílio financeiro vitalício e mensal do Estado como compromisso de manter viva as tradições da cultura piauiense. Com o aporte financeiro, os artistas ou grupos contemplados transmitirão seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva a importante tradição da cultura.

Facebook

MAIS ACESSADAS