Connect with us

DESTAQUES

Jaicós Bike Race reúne mais de 250 ciclistas e movimenta a cidade; prefeito Neném de Edite participa da competição

Publicado

em

A cidade de Jaicós sediou neste domingo (20) às vésperas de seu aniversário de 188 anos, uma grande competição de ciclismo, a “Jaicós Bike Race”, organizada pelos ciclistas Diego Morais, Álvaro Sousa e Edson Paiva, e promovida com apoio da Prefeitura Municipal.


Veja as fotos do 1º Jaicós Bike Race


A competição reuniu mais de 250 ciclistas de Jaicós, municípios da região e também de outros estados, e movimentou a cidade. A principal avenida da “Terra do Galo”, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, ficou tomada por uma multidão, entre ciclistas e populares que se reuniram para prestigiar o grande evento.

A prova foi dividida em 14 categorias, com percursos entre 22 e 70 km. Ao largar da avenida, os atletas percorreram ruas da cidade e seguiram em direção a trilhas e estradas vicinais, passando por diversas comunidades rurais do município de Jaicós e alguns trechos da vizinha Massapê do Piauí.

Um destaque no evento foi a participação de autoridades locais. O prefeito Neném de Edite, o vice, Weslly Bispo, o prefeito de Massapê, Rivaldo Carvalho, e ainda o comandante da 3ª CIA de PM de Jaicós, Capitão Edivan Martins, participaram da prova, estando pela primeira vez em uma competição de ciclismo.

Os competidores tinham um período de 5 horas para concluir a prova. Na categoria de maior dificuldade e percurso (70 km), a Elite, o grande campeão foi João Victor de Sousa, de São João do Piauí, que cravou o tempo de 02h:33me35s, com diferença de apenas 5 minutos para o segundo colocado, Erick João.

As categorias Master A e B, e Sub 30, também tiveram 70 km de percurso. Os campeões foram Antônio José de Souza, de Petrolina (Master A), Isiran Carvalho, de Jacobina do Piauí (B), e Linkelson de Sousa, de Picos (Sub 30).

Diego Morais, um dos organizadores da competição, disse que a união dos competidores fez o sucesso do Jaicós Bike Race. “A primeira avaliação que tiro do 1º Jaicós Bike é que todo mundo se abraçou. Quando os ciclistas se unem e abraçam essa causa, as coisas dão certo, como aconteceu aqui hoje. Se Deus quiser, em 2023, vamos estar realizando essa competição novamente. Agradeço a prefeitura por apoiar nosso evento e espero que no próximo ano estejamos juntos de novo”.

Ele ainda destacou que o evento superou a expectativa na quantidade de competidores. “Finalizamos com 253 participantes, um recorde na cidade. Aqui já teve creio que outras três competições e essa meta ainda não havia sido alcançada. Para ser o primeiro ano do evento, foi surpreendente até para nós da organização. Na próxima edição esperamos crescer ainda mais e vamos trazer competidores de todos os estados do Nordeste para cá”.

O prefeito Neném de Edite, destacou sua felicidade pelos eventos realizados, que para ele, mostram o potencial de Jaicós. “O momento é de alegria, satisfação e gratidão, a esse povo e nossa cidade. Estamos comemorando os 188 anos de Jaicós com eventos satisfatórios, que movimentam a economia local, que mexem com a autoestima do povo. O que me deixa mais feliz e empolgado é ver a manifestação do povo acreditando na nossa cidade, sabendo que a gente é capaz e tem potencial”.

Publicidade

Ele parabenizou a organização, competidores, e disse que o Jaicós Bike Race foi uma grande competição. “Agradeço a todos os participantes que vieram de outras cidades e estados para participar dessa competição e abrilhantar nosso aniversário. A organização, os competidores, tanto os que conseguiram premiação, quantos os que não, estão de parabéns. Foi um grande evento. Mesmo num período difícil, não podendo haver festa, a gente não podia deixar nossa tradição passar em branco. Agradecer a Deus por mais uma ano que Jaicós completa, agradecer a toda equipe da gestão por mais um evento”.

Para o gestor, também foi emocionante poder participar da competição. “Pela primeira vez participei do percurso até um certo ponto. Reconheço que cheguei um pouco indisposto, não é fácil, quem vai a primeira vez sente. Mas é emocionante, muito bom. A gente vê o companheirismo das pessoas, o empenho, em que mesmo sem ser premiado, sem vencer, se esforçam para chegar até o fim da prova. Foi uma belíssima competição, que movimentou nossa cidade e engradeceu nossa programação de aniversário” concluiu.

Destaque para Jaicós

A cidade de Jaicós se destacou na prova, terminando com cinco campeões, nas categorias Elite, Iniciante Local, Júnior e Turismo. No total, cerca de 17 ciclistas da Terra do Galo subiram ao pódio, em diferentes colocações.

Lorena Costa, que é uma das revelações do ciclismo de Jaicós, se destacou mais uma vez. Na competição de 2020 em Jaicós ela conquistou a primeira colocação, e este ano subiu ao pódio novamente no primeiro lugar. Lorena também já foi campeã em Caridade do Piauí, por duas vezes, e em Marcolândia.

No Jaicós Bike Race 2022, ela esteve na liderança da categoria Elite Feminina durante todo o percurso, e concluiu a prova em 03 horas e 19 minutos. Para a ciclista, ser campeã em sua cidade e receber o carinho dos conterrâneos, foi emocionante.

“Hoje foi um dia de concretização de um trabalho que venho fazendo há mais de meses. Eu poderia ganhar em qualquer lugar, mas nada se compara a ganhar na sua cidade. Fiz uma prova consistente, fui do início ao fim sozinha, mas me custou caro, tanto que quando cheguei me emocionei quando vi a população me esperando. É um orgulho para mim e acredito que para nossa cidade, pelo alto nível com que eu venho me destacando em várias provas. Nossa equipe é esforçada, a gente procura se dedicar ao máximo nos treinos. E Jaicós, não só aqui, mas em outros lugares, sempre chega forte nas competições” disse ela.

Renis Boeiro de Carvalho, que está no ciclismo há 9 meses, foi campeão pela primeira vez. Competir e conquistar o 1º lugar na sua terra, para ele, foi gratificante. “Foi muito bom, é uma sensação maravilhosa poder competir aqui, a gente vê os amigos, o que nos dá mais ânimo. Em casa a gente ganha até uma porcentagem maior de força ao ver os amigos no percurso. Foi uma prova difícil, disputada, com um percurso duro, mas graças a Deus foi tranquilo, tive muito cuidado nas descidas e curvas para evitar acidentes. Fico feliz também pelos colegas de Jaicós que chegaram ao pódio”.

Ana Gabriela de Carvalho, foi a vencedora na Turismo Feminino. Ela enfrentou desafios no percurso, caiu, mas ainda assim conseguiu ultrapassar as demais competidoras e foi a primeira chegar na avenida, conquistando o título de campeã pela primeira vez.

“Nos primeiros km, na primeira areia que a gente pega no percurso, uma das meninas caiu, eu bati nela, cai também e fiquei com o pé preso no clip da bike e quase não consigo tirar. Mas consegui, recuperei a posição, encostei nelas novamente e ultrapassei. Estou muito feliz pelo meu primeiro título, pois ainda sou uma iniciante no ciclismo e para mim é uma superação muito grande. Quero também parabenizar a organização do evento, o prefeito do município por incentivar o esporte, principalmente nesse período de pandemia. Ele tem incentivado muito o ciclismo no nosso município e isso é muito bom”.

Na categoria Iniciante Local Feminina, Tailanny Kely Oliveira foi a vencedora. “O primeiro lugar é um que todo mundo quer alcançar, e conseguir dentro da minha cidade, com seus amigos no passar do trecho torcendo por você, é uma energia maravilhosa. Eu treinei na meta de chegar no mínimo em segundo, então alcançar o primeiro na minha terra foi maravilhoso. Tive problemas mecânicos na bike, mesmo assim consegui controlar, na descida tive dificuldade porque meu freio estava faltando, e na subida da serra, que é um problema para todo mundo, né (riso)”.

A mãe de Tailanny, Gelciandra, também competiu. Para ela, participar ao lado de sua maior incentivadora, é gratificante. “Minha mãe é minha maior incentivadora. Iniciei no pedal para acompanhar ela e hoje ela é minha fonte de inspiração. Mulher guerreira, esforçada, que ainda separa um tempo pro pedal. Com certeza ela estaria do meu lado no pódio, se não tivesse tido um problema mecânico, que a impediu de concluir a prova. Mas a sensação de correr com ela é maravilhosa, inexplicável, um aconchego de mãe no meio de uma prova”.

Na Iniciante Local Masculino, pai e filho conquistaram os primeiros lugares no pódio. Filipe Barbosa da Silva, 15 anos, foi o campeão, e Donizete Barbosa, o segundo colocado.

Filipe agradeceu a Deus e o apoio do pai. “Esse primeiro título tem uma importância muito grande, pois a gente vê que pode lutar e correr atrás dos nossos sonhos, sempre com Deus na frente e a gente também fazendo a nossa parte. Agradeço a Deus pela proteção, e ao meu pai que me ajudou bastante durante o percurso. Concorrer ao lado dele, foi emocionante”.

Publicidade

Donizete falou da alegria em competir ao lado do filho. “Foi uma maravilha estar ao lado do meu filho, nós treinamos para participar dessa brincadeira na nossa cidade e próximo ano estaremos correndo na turismo, se Deus quiser. Puxei o caminho todo para seguir com ele, e aí eu brinquei, Felipe, como nós estamos de boa, chegar lá você pode passar, o papai da o primeiro lugar pra você (risos). Foi muito bom, agradeço ao meu filho pelo apoio e vamos seguir pedalando sempre juntos”.


Veja a classificação de todas as categorias:

Elite Masculina

1º lugar: João Victor
2º lugar: Erick João
3º lugar: Dhisley de Brito
4º lugar: Thales
5º lugar: Jesus Melquisedec
Elite Feminina

1º lugar: Lorena Costa
2º lugar: Simone Gilvani
3º lugar: Inácia César
4º lugar: Paulene Paiva
5º lugar: Diane Duor
Sub-30

1º lugar: Linkelson de Sousa
2º lugar: Jonatas Alencar
3º lugar: Ronaldo Vila
4º lugar: Janilson Gonçalves
5º lugar: Francisco Sousa
Master A

1º lugar: Antônio José
2º lugar: Cleiton da Silva
3º lugar: Eduardo Hipólito
4º lugar: Carlos Victor
5º lugar: Júnior Rodrigues
Master B

1º lugar: Isiran Carvalho
2º lugar: Hugo Charles
3º lugar: Edson Vicente
4º lugar: Araken Alencar
5º lugar: Flávio Silva
Master C

1º lugar: José Wilson
2º lugar: Evandro Pereira
3º lugar: Edmar Rogério
4º lugar: Albertino de Moura Fé
5º lugar: Richard Feitosa
Pesadão

1º lugar: Carlito Ventura
2º lugar: Douglas Teixeira
3º lugar: Wesley Vieira
4º lugar: Amaro José
5º lugar: João Pedro
Júnior

1º lugar: Renis Boeiro
2º lugar: Guilherme Batista
3º lugar: Luís Victor
4º lugar: Marcelo Amorim
5º lugar: Antônio Raí
Turismo Masculino

1º lugar: Alexandre Valeriano
2º lugar: João Victor
3º lugar: Bruno Camargo
4º lugar: Francildo da Silva
5º lugar: Mateus Lopes
Turismo Feminino

1º lugar: Ana Gabriela
2º lugar: Bárbara Daiane
3º lugar: Rejane Carvalho
4º lugar: Viviane de Moura
5º lugar: Edilane
Iniciante Masculino

1º lugar: Silas de Sousa
2º lugar: Cícero Neto
3º lugar: Sérgio José
4º lugar: Adão Davi
5º lugar: David Timóteo
Iniciante Feminino

1º lugar: Isabela Sousa
2º lugar: Lorrany Vitória
3º lugar: Joaquina
4º lugar: Perpétua Maria
5º lugar: Renata Fernandes
Iniciante Local Masculino

1º lugar: Felipe Barbosa
2º lugar: Donizete Barbosa
3º lugar: Kauan Santos
4º lugar: Gernilton de Oliveira
5º lugar: Maycon Costa
Iniciante Local Feminino

1º lugar: Taylane Kelly
2º lugar: Iasmini de Carvalho
3º lugar: Malry Léia
4º lugar: Maria Neusa
5º lugar: Silvina de Oliveira

Facebook

MAIS ACESSADAS