Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Cerca de 30 gestantes já foram atendidas no hospital Florisa Silva este ano

Publicado

em

Garantir assistência adequada para as gestantes do município tem sido uma preocupação constante do Governo Municipal, gestão do prefeito Ogilvan Oliveira, O Neném de Edite.

O Hospital Florisa Silva, principal unidade de saúde do município, tem desempenhado um papel importante nesse processo. Neste ano de 2021, diversas mães já foram atendidas. Num período de 4 meses, passaram pelo hospital cerca de 30 gestantes, tendo sido realizados partos normais e cesáreos.

As etapas de preparação quando a parturiente chega até o hospital envolvem uma triagem inicial para avaliação, e em seguida as gestantes são encaminhadas para as enfermarias, onde acontece a preparação para que as mesmas possam se dirigir a sala de parto.

O hospital conta com duas enfermarias obstétricas, cada uma com 4 leitos e 4 berços. No local, as futuras mamães recebem toucas, luvas e a vestimenta adequada e assim que chega a hora seguem para o atendimento, onde são recebidas por uma equipe habilitada, composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem e médico.

No último dia 17 de abril, cinco jovens foram atendidas no hospital e vivenciaram o sonho da maternidade. Maeli da Costa, de 17 anos, foi uma das mulheres que passaram por essa experiência. Ela deu à luz ao jaicoense José Oscar.

Ao Cidades na Net, ela disse que é motivo de alegria poder ter o bebê em sua própria cidade. “É uma coisa muito boa poder ter meu bebê aqui, fico muito feliz por isso. Se não fosse esse centro cirúrgico aqui no hospital eu teria que ir para Picos, correndo mais risco, e ainda teria que pagar pela cirurgia”.

A mãe da jovem, Cícera Constância, disse que a reativação do centro cirúrgico, foi uma das melhores ações feitas pela gestão municipal. “A melhor coisa é ter esse hospital aqui com centro cirúrgico, pois na hora que a gente precisa, nos momentos de cuidar da saúde, a gente já sabe para onde vai. Porque indo para o hospital em Picos a gente só vai sofrer, pois não sabe quando opera. Então, abrir esse centro aqui foi a coisa mais importante que o prefeito já fez, nem tem como a gente agradecer. E o atendimento aqui é bom demais, e só em saber que a gente está na cidade da gente já é muito bom”.

A jovem Leidimar de Figueiredo veio da zona rural para ser atendida no Florisa. Ela, que é da localidade Pau do Enxuí, trouxe ao mundo o pequeno João Pedro, e também demonstrou alegria em poder ter o bebê em na sua terra natal.

Publicidade

Ela disse que se tivesse que ir para outro município, não teria condição de pagar pela cirurgia. “Eu fico muito feliz em poder ter meu bebê aqui, não ter que sair para Picos ou para outro lugar, porque aqui é muito melhor. Se tivesse que ir para Picos seria mais difícil, pois a gente não tem condição de pagar por uma cesária. E aqui estou sendo muito bem atendida, a diretora Auzeni recebe a gente muito bem também” falou.

Delaide, a gestante Leidimar, e a diretora do Hospital, Maria Auzeni

Delaide Figueiredo, mãe de Leidimar, disse que agradece a Deus por Jaicós ter um centro cirúrgico. “Estou muito feliz e agradeço muito a Deus por esse centro, porque para nós as coisas são difíceis, a gente vive de trabalhar no interior. Minha filha está sendo atendida e eu estou agradecendo a Deus, porque antes teria que sair para Picos, e sem ter dinheiro, como a gente ia passar?. Mas Deus abriu essa porta e Neném teve a oportunidade de vir essa verba para esse centro”.

Ela ainda enalteceu a gestão do prefeito Neném de Edite. “E eu só desejo que Deus abençoe Neném, toda sua família, todos os vereadores, e que cada vez mais venha verba para Jaicós, porque Neném administra para o povo do interior e da cidade. O prefeito Neném é uma benção de Deus, e eu peço que ele nunca saia daqui de Jaicós porque a administração está sendo muito boa”.

Investimentos recentes

Depois de reabrir o centro cirúrgico, possibilitando a realização dos partos e diversos outros procedimentos, a gestão também investiu recentemente na abertura da Sala de Cuidados com Recém-Nascido.

Publicidade

Dentre os equipamentos da Sala, está o berço aquecido hospitalar, adquirido com o objetivo de garantir os cuidados intensivos do bebê nos primeiros momentos de vida. Com o aparelho, é possível fazer o monitoramento integral do recém-nascido.

Na aquisição do aparelho foram investidos mais de 17 mil reais. Segundo o prefeito Neném de Edite, as crianças terão um acompanhamento especial na nova sala, inclusive com a disponibilidade do berço aquecido, que é um equipamento importante para os cuidados com o bebê após o parto.

O Centro Cirúrgico

Não somente partos, mas diversos outros procedimentos de saúde estão sendo dispobilizados no hospital, desde que o Centro Cirúrgico foi reaberto, no mês de fevereiro. Segundo a diretora do Hospital, Maria Auzeni, 38 cirurgias foram realizadas entre os meses de março e abril.

Eunice da Silva Costa, da localidade Angical, atendida para uma cirurgia de retirada de cisto, disse que o centro é de suma importância. “É muito importante esse centro porque você não precisa sair para fazer em Picos, correndo risco. E evita até mais gasto, porque eu pagaria um absurdo por essa cirurgia. Mas graças a Deus, ele abriu as portas, iluminou tudo e a gente só tem que agradecer, primeiramente a Ele, e em segundo lugar ao prefeito Neném de Edite”.

Publicidade

São disponibilizadas, duas vezes ao mês, cirurgias de vesícula, apendicite, hérnia, útero, cesariana, e hemorroidas. Ainda são feitos atendimentos para pequenas cirurgias, como retirada de sinais, verrugas, fimose, e cisto. As pequenas cirurgias, são realizadas às terças e quartas, pelo Dr. Francisco Policarpo.

Para a realização das cirurgias, o Florisa Silva conta com a equipe própria do centro, formada pelo cirurgião, Jonas Alencar, que é o coordenador, Dr. Clodoaldo Rocha, anestesista, Dr. José Neto, auxiliar, Pedro Emanoel, Enfermeiro, e o Técnico em Enfermagem, Djeson Morais, e também com uma equipe de plantão 24 horas, com médico, enfermeiro e técnicos, que presta o suporte necessário a equipe do Centro Cirúrgico.

O agendamento para quem precisar de algum dos procedimentos cirúrgicos, deve ser realizado no próprio hospital.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS