Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Com mais de 3 mil famílias contempladas, Auxílio Brasil deve injetar cerca de R$ 900 mil na economia local

Publicado

em

Neste mês de novembro, o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família, já começa a ser pago para as famílias beneficiadas. O valor médio do auxílio é R$ 217,18, representando um aumento de 17,8% em relação ao Bolsa Família.

No município de Jaicós, cerca de 3.400 famílias que integravam o Bolsa Família, passarão a ser contempladas com o Auxílio Brasil. Através do valor recebido por cada uma delas, já com o reajuste, aproximadamente 900 mil reais devem ser injetados mensalmente na economia local, segundo informou o Coordenador do programa no município, Ivan Veloso.

Em entrevista ao Cidades Na Net, nesta terça-feira (16), Ivan Veloso falou das principais informações referentes ao novo programa de transferência de renda. Segundo ele, a forma de funcionamento do Auxílio Brasil é a mesma do Bolsa Família. “A mudança foi apenas o nome e o reajuste, que já estava previsto, de 17%” destacou.

O coordenador relatou que a principal dúvida das famílias com relação ao programa, é sobre a necessidade ou não da realização de um cadastro. Ele explicou que os contemplados pelo Bolsa Família, já migram automaticamente para o Auxílio Brasil, e que somente precisa fazer a atualização aqueles que estão com cadastro desatualizado há mais de dois anos.

“E a atualização não é só com o preenchimento do formulário. Quando é incluída uma criança, feita a atualização da frequência escolar ou tarifa social, já é uma forma de atuzalição. Então, a maioria das pessoas já deve ter feito de 2020 para cá e não precisa fazer mais” explicou.

Ivan também esclareceu que inicialmente, apenas as famílias que já recebiam o Bolsa Família, estão sendo atendidas. “Quem já é beneficiário está sendo migrado automaticamente, e quem não é terá que aguardar um pouquinho pois vai depender de algumas votações que estão acontecendo, inclusive com relação aquele valor de 400 reais, que o pessoal achou que já iria receber. Se for aprovado o valor de 400 reais por família, aí sim serão abertas novas vagas para o município, mas ainda depende da aprovação”.

Publicidade

O coordenador também alertou que não há aplicativos para atualização do cadastro. “É importante destacar que aplicativos que rolam nas redes sociais, não são verídicos. Não existe por enquanto aplicativo nenhum para atualizar cadastro. Alguém que não é beneficiário não clique, pois com certeza é fake news. A única forma é o Cadastro Único. É preciso vir até a secretaria para estarmos fazendo no sistema ou no formulário, dependendo da situação da última atualização do cadastro da família”.

O coordenador explicou que o pagamento do auxílio também segue o mesmo calendário do Bolsa Família, considerando o número do NIS. O auxílio começa a ser pago já nesta quarta-feira (17).

“A forma do recebimento continua sendo com o cartão Bolsa Família. Aqueles que recebem pelo aplicativo Caixa Tem também segue da mesma forma, e pelo cartão Conta Fácil da Caixa” explicou ele.

Calendário do Auxílio Brasil  — Foto: Economia g1
Calendário de Pagamento do Auxílio Brasil

Ivan ainda chamou atenção com relação ao vale gás, destacando que o benefício não está em operação. “Tem um projeto que tramita em Brasília com o benefício do vale gás, mas ainda não tem nada confirmado, e também não existe aplicativo e muito menos valor que o governo vai pagar. Está sendo votado, mas ainda tem muita água para rolar. Então, não façam nenhum cadastro de internet, pois não tem. E caso esse projeto venha a ser aprovado, é para os beneficiários do Bolsa Família”.

Ele ainda ressaltou que qualquer nova informação referente a benefícios será comunicada pela secretaria. “Qualquer novidade que houver com relação a cadastro ou algum outro tipo de benefício que venha para as famílias, será divulgado nos programas de rádio, nas redes sociais dos funcionários e da própria secretaria” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS