Connect with us

DESTAQUES

Jaicós entra na lista das 10 cidades mais transparentes do Estado

Publicado

em

Em levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE –, o município de Jaicós, localizado a 371,4 Km da capital do Piauí, Teresina, aparece entre as dez cidades que mais demonstraram transparência em suas contas durante o segundo trimestre de 2020.

Jaicós está localizada na lista exatamente na 10ª posição, com 78% de informações repassadas ao Portal da Transparência, levando em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação e Instrução Normativa TCE/PI nº 01/2019.


Clique aqui e veja todo o relatório emitido pelo TCE/PI


Todos os órgãos e entidades municipais e estaduais estão sendo avaliados pelo levantamento de transparência do TCE/PI.

O prefeito municipal de Jaicós, Ogilvan da silva Oliveira, o Neném de Edite, disse estar muito feliz pela qualificação da cidade entre os dez municípios mais transparentes do Estado. Ele afirmou que ainda haverá melhoras quanto à nota até o fim do ano.

Publicidade

“Para mim, como gestor do município, é muito gratificante estar nessa colocação. Um município importante e grande como Jaicós, sabemos a dificuldade de administrar nos dias de hoje, mas estamos aprendendo a cada dia mais sobre gestão. A tradição que Jaicós possui, estarmos entre os 10 municípios com maior transparência no Estado do Piauí, mostra a transparência da gestão, o equilíbrio e que somos capazes de fazer uma administração coerente. Acredito que ainda melhoraremos nessa nota no decorrer do ano”, destacou.

Neném de Edite, prefeito de Jaicós

Neném de Edite informou que se o município tivesse sido analisado após a entrega de seu último relatório, a posição subiria.

“Essa avaliação foi feita antes de termos passado as últimas informações. Acredito que se tivessem avaliado com elas, estaríamos entre o 5º e 6º lugares, quiçá em 1º lugar. É importante frisar que destas 10 primeiras cidades, só há Picos à frente de Jaicós, se comparado o número populacional”, frisou.

Ele lembrou ainda que quando iniciou sua gestão muitos pontos importantes para se obter uma boa colocação no referido ranking faltavam à administração municipal.

“Quando pegamos o município, ele não tinha nota eletrônica, nem Portal da Transparência atualizado. Quando entramos, inserimos também o IPTU eletrônico. Então avançamos e isso mostra o equilíbrio e controle da gestão perante os recursos públicos, que são do povo e os quais gerenciamos da melhor forma, aplicando em melhorias e qualidade de vida”, ressaltou.

Publicidade

O secretário de Administração de Jaicós, Lázaro Reis, informou que em 2017 a nota de Jaicós no quesito Portal da Transparência estava em quase 3. Já hoje, quase quatro anos após a gestão do prefeito Neném de Edite, ela subiu para a casa do 9.

“Quando o prefeito Neném de Edite assumiu a gestão em 2017, a nota do município estava próxima a 3. Agora, após essa última avaliação do Portal da Transparência, recebemos avaliação de 9.5 ou foi 9.8. Inclusive pedi que fizesse hoje uma nova avaliação para sabermos como estamos de fato, mas ela nunca saiu da casa do 9. Esteve sempre acima de 9.5”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS