Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Hospital ganha ala para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios

Publicado

em

Estados e municípios têm implementado esforços para conter a pandemia causada pelo Covid-19, que levou o Brasil a declarar situação de emergência em saúde pública. As ações vão desde a prevenção ao contágio, ao tratamento de pessoas já contaminadas.

Jaicós, município situado no interior do Piauí, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda não possui nenhum caso confirmado da doença, e o Governo Municipal segue trabalhando para manter esses dados. Além das ações de cunho preventivo, a gestão também está investindo na adaptação da principal unidade de saúde do município, o Hospital Florisa Silva, para a nova realidade.

O Hospital passa a ter uma ala específica para o acolhimento e atendimento de pessoas que apresentam sintomas de doenças respiratórias. A intervenção tem a finalidade de evitar o contato de pacientes suspeitos, que possam estar infectados com o coronavírus, com quem apresenta outros problemas de saúde. A orientação é que apenas aqueles pacientes com sintomas respiratórios procurem o espaço.

 

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, explicou que a ala tem localização estratégica, com acesso diferenciado e distante da recepção principal, na qual continuam sendo atendidos os pacientes que não têm sintomas respiratórios. “Nessa mesma ala nós montamos a sala de testagem rápida para o coronavírus”, disse a secretária. Ela informou que o município recebeu 60 testes rápidos, que tem sido utilizado conforme as orientações do Ministério da Saúde, e, também, está em processo de aquisição de mais testes. O município tem enfrentado dificuldades para a compra em virtude da falta do produto no mercado.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde

A secretária explicou como será o atendimento, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Ao chegar na unidade hospitalar, o paciente será atendido, avaliado e, de acordo com o quadro de saúde, poderá ser direcionado a sala de monitoramento hospitalar, podendo ser realizado, ou não, o teste rápido, poderá ser orientado a permanecer em casa, em isolamento domiciliar, e, em situações mais graves, será direcionado ao Hospital Regional de Picos, que é referência para a região de Picos no tratamento ao coronavírus.

Publicidade

A sala de monitoramento possui três leitos, equipamentos e material hospitalar, banheiro individual, é climatizada e na porta, foi instalado um totem, equipamento de proteção para álcool em gel com acionamento via pedal.

Kainã Mendes, enfermeiro e assessor técnico da Secretaria de Saúde

Kainã Mendes, assessor técnico da Secretaria de Saúde, salientou que essas são medidas que o município está adotando para diminuir a cadeia de transmissão da doença. O enfermeiro também falou sobre os atendimentos. “Nessa ala do Hospital nós vamos atender a população com sintomas respiratórios e fazer uma triagem desses casos”, disse, salientando que o tratamento dos pacientes com coronavírus varia de acordo com o quadro de saúde. “Nem todos os pacientes com Covid precisam ficar internados. Aqueles que tiverem condições de serem tratados aqui no município permanecem no hospital ou vão para isolamento domiciliar. Aqueles que apresentarem uma complexidade maior, serão direcionados ao nosso hospital de referência, em Picos”, pontuou.

Lariana Feitosa, enfermeira e diretora do HFS

Lariana Feitosa, diretora do Hospital de Jaicós, explicou que a unidade está reorganizando todo o fluxo assistencial de acordo com as notas técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, para desenvolver de forma mais efetiva as ações de combate ao coronavírus dentro do âmbito hospitalar, e, também, se reestruturando fisicamente para atender os possíveis casos de Covid-19 que possam surgir no nosso município”, pontuou.

_Mais melhorias
Além da instalação da ala, outras melhorias estão sendo implementadas no Hospital Florisa Silva, afirma o prefeito do município, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite. “Estamos melhorando todos os leitos do Hospital, trocando as camas antigas por outras novas, trocando as cadeiras de ferro e espaguete por poltronas acolchoadas com descanso para os pés, trocando os ventiladores pelos ar condicionados, tudo isso para melhorar as condições de acolhimento e dar um conforto maior para os pacientes e seus acompanhantes. Tudo isso vai melhorar também a questão da higiene”, disse o prefeito.

Neném de Edite, prefeito de Jaicós

Neném afirmou que a Saúde sempre foi uma prioridade em sua gestão e agora tem redobrado os cuidados, considerando a situação de pandemia do coronavírus. “O Hospital é um exemplo desse cuidado que a gente tem. Quem anda aqui vê que hoje é outra situação, é outro ambiente, mais saudável. E a intenção é melhorar cada vez mais”, pontuou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS