Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Profissionais da enfermagem fazem carreata e pedem aprovação de piso salarial nacional

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 29 de maio, em Jaicós, os profissionais da enfermagem fizeram  uma carreata em mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020, que tramita no Senado Federal, e institui o piso salarial nacional para a categoria.

O Projeto de Lei define o piso nacional salarial e a jornada de trabalho semanal de 30 horas para os profissionais de Enfermagem, ao qual já foi aprovado na Câmara dos Deputados e se encontra no Senado para ser votado. Há  também uma consulta pública em aberto, no site do senado, que já conta com mais de 450 mil votos favoráveis.

O ato teve início no portal da cidade e percorreu as principais vias da cidade, encerrando em frente a igreja de Nossa Senhora das Mercês. A mobilização acontece com  o objetivo de pressionar o andamento do PL e chamar atenção do parlamentares para votarem a favor da aprovação do piso salarial.

O movimento “Arte de cuidar precisa ser acompanhada de valorização”, acontece também,  em alusão na semana em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem.

Na ocasião, os profissionais de enfermagem de Jaicós, Rakel Monteiro, Nisa Braga, Douglas Diet e Ângela Maria, bem como a  técnica em enfermagem, Josefa Benedita, de Padre Marcos, se pronunciaram, quando falaram sobre a PL e a importância da valorização da categoria.

Publicidade

A enfermeira, Rakel Monteiro falou sobre a mobilização. “É necessário demostrarmos que precisamos de valorização, então o principal motivo dessa carreata é referente ao PL 2564, que estabelece o piso salarial e a jornada de trabalho de 30 horas. Esse projeto está tramitando no Senado e nossa principal pauta aqui é reivindicar que os nossos senadores se posicionem e votem sim para esse projeto que beneficia a enfermagem”, disse ela, que ainda expressou satisfação pela  união que categoria demostrou.

A técnica de enfermagem, Ângela Maria,  que atua a muito da área, pediu pela aprovação do projeto.  “Sou uma das mais  velhas que atua como técnica de enfermagem em Jaicós, e queremos pedir as autoridades que votem aa favor do PL.  São 20 anos esperando por isso e que seja logo, então pedimos que olhem para nossa categoria, porque cuidamos de vidas e estamos nos hospitais cuidado das famílias deles e deixando nossas famílias em casa, então vejam o que estamos pedindo, são coisas do nosso direito, não somos bem remunerados, e nem agora com essa pandemia enxergam a nossa categoria. Cuidamos de vidas com amor e carinho e  trabalhando na linha de frente da covid, então pedimos olhem para a gente com amor”, disse ela, que também  agradeceu a participação de todos na luta pelos seus direitos.

Os profissionais da enfermagem encerraram o ato, fazendo uma oração.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS