Connect with us

Jaicós

Iniciadas as obras para levar água a 450 famílias rurais no município de Jaicós

Publicado

em

Mais de 2 milhões de reais serão investidos na melhoria da qualidade de vida de 450 famílias residentes em seis comunidades rurais do município de Jaicós. As obras já foram iniciadas e prevêem a implantação de dois grandes sistemas de abastecimento de água.

No último sábado (10), a prefeita Waldelina Crisanto visitou as comunidades rurais que serão beneficiadas e acompanhou os trabalhos. Ela esteve ao lado do esposo e secretário municipal de Obras, Dr. Crisanto Neto, do secretário de Desenvolvimento Rural, João Bosco, e do vereador Elias Pereira (PRB).

DSC_2252

As obras foram iniciadas na localidade Chapada do Barreiro, onde o sistema adutor – com extensão de 1,7 km – já foi implantado, e a empresa trabalha na implantação da rede de distribuição, com uma extensão de mais de 13 mil metros, levando água até as residências de 120 famílias. A comunidade já possui um poço tubular, que será todo reequipado. Também serão construídos dois reservatórios elevados, com capacidades para 10 e 15 mil litros de água, cada.

DSC_2233

Segundo Crisanto, serão contempladas as localidades Chapada do Barreiro, Morro Laranja e Lagoa Achada. “Esse sistema vai beneficiar a área desde a residência de Louro Preto até o pessoal de Zeca Veim, no Morro Laranja”, disse.

Um segundo sistema vai beneficiar as localidades Vira Mão e Pau do Enxuí. Nesse, o projeto prevê desde a perfuração de um poço tubular, construção de dois reservatórios elevados, um em cada localidade, implantação de 7.977 metros de adutora e 33 mil metros de sistema de distribuição de água. “Nesse sistema o número de famílias que serão beneficiadas é ainda maior. São 330 famílias, ou seja, mais de mil pessoas terão suas vidas melhoradas”, pontuou Crisanto.

Publicidade

Prefeita Waldelina Crisanto

Assim como fez Crisanto Neto, nas três vezes em que foi prefeito do município de Jaicós, a prefeita Waldelina também tem sido sensível com as dificuldades enfrentadas pela população do campo diante dos efeitos da seca, e priorizado o abastecimento de água nas comunidade. “O Crisanto ficou conhecido no interior de Jaicós como o homem da águas, das adutoras. Conhecido pelo grande trabalho que fez, e nós vamos seguir com esse mesmo modelo de gestão, de levar água a quem precisa”, pontuou a prefeita Waldelina.

Dr. Crisanto, secretário de ObrasSegundo Crisanto, água é o principal anseio do homem do campo. “Quando fui prefeito do município de Jaicós, o principal pedido da população sempre foi água. Trabalhamos muito, levamos água a muitas regiões. E a necessidade de água continua, talvez, com uma intensidade ainda maior, devido a prolongada estiagem. E nós, como gestores, estamos olhando com bons olhos para essas pessoas e trabalhado para que tenham melhores condições de vida”, disse. O ex-prefeito e atual secretário de Obras lamentou o abandono aos sistemas de água construídos em seu governo. “Hoje estamos implantando novos sistemas e recuperando o que foi construído por nós e abandonado pelo outros gestores”, disse.

Médico, Crisanto enfatiza a importância da água para a vida subsistência do homem. “Água é uma necessidade humana, digo como gestor e como médico que sou. Saúde é muito mais que ausência de doença, é resultado das condições de vida, e uma dessas condições é o consumo de água de qualidade. Foi melhorando o abastecimento de água nós conseguimos melhorar avançar na saúde, reduzir as verminoses”.

Em entrevista, o secretário de Obras destacou outros investimentos feitos no setor, como a implantação do sistema de abastecimento de água na localidade Salina, contemplando quase 40 famílias com água em todas as residências, e a automatização do funcionamento dos poços tubulares do município. Segundo Crisanto, uma iniciativa que gera economia financeira nos cofres do município, e de água nos poços, tendo em vista que é feito um cálculo de consumo sobre o número de residências. “Aquelas localidades onde nós já automatizamos os poços, moradores estão gostando. Promoveu melhorias no abastecimento”, disse. Dentre outros, já foram automatizados os poços das localidades Morro da Pinicada, Antunino, Chapada do Antônio Lopes, Saco da Serra e Angical dos Magros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS