Connect with us

Jaicós

Plenária discute importância do SUS e propõe melhorias para a saúde de Jaicós

Publicado

em

Profissionais de saúde de Jaicós, gestores, usuários e representantes da sociedade civil, se reuniram para discutir sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), além de debater e propor melhorias para a saúde em âmbito municipal.

O importante momento de debate foi possibilitado através da Plenária Municipal de Saúde, que caracteriza-se como o efetivo exercício da cidadania por meio do Controle Social no SUS. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, corresponde a etapa municipal da 17ª Plenária Nacional de Saúde.

A plenária foi realizada na Câmara Municipal de Jaicós e discutiu o tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, que foi abordado através da palestra magna ministrada pela Dra. Paloma Lustosa.

Na abertura oficial, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janielly Alves, destacou a importância do evento. “Agradeço a participação dos usuários, gestores e representantes do Poder Legislativo e Executivo, afinal, como a própria política do SUS determina, uma das principais diretrizes é a participação da comunidade. A temática da plenária ocasiona a reflexão sobre reafirmar princípios e diretrizes do nosso sistema, garantindo através de eventos como esse o planejamento de novas políticas públicas eficazes para as problemáticas enfrentadas nos nossos serviços”.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, agradeceu a presença dos usuários e dos representantes de diversos setores da sociedade. Ela também destacou a relevância do momento de debate. “Essa é mais uma oportunidade de debatermos os serviços e saúde. É nas plenárias, nas conferências municipais, que inicia todo esse debate de saúde pública. Esse é um momento ímpar para sugerirmos as ideias que são pertinentes aos nosso munícipes. Cada um de vocês que está aqui hoje representa a comunidade jaicoense, os pacientes, a população que necessita dos serviços públicos, do SUS. Analisem bem os eixos, as propostas, vamos debater e sugerir o que é bom para o nosso município, dentro da nossa realidade”.

Logo após foi feita a leitura e aprovação do regimento interno da plenária, seguido da palestra. A Dra. Paloma Lustosa destacou a importância da participação da população nas discussões relacionadas à saúde, abordou sobre os princípios do SUS e os eixos da plenária.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os quatro eixos da plenária: O Brasil que temos e do Brasil que queremos (na área da saúde); O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os grupos elaboraram propostas que foram apresentadas e aprovadas na plenária final. Entre as sugestões: melhorar a regulação de saúde para diminuir a fila de espera; providenciar a realização de seminários, palestras nas escolas e ampla divulgação dos serviços ofertados pelo SUS no município; rever o critério de repasses financeiros sob os aspectos do perfil da população; implementar estratégias para filtrar as necessidades de média e grande complexidade dos pacientes.

Na última etapa da plenária, foi feita a escolha dos delegados que representarão o munícipio de Jaicós na etapa macrorregional da IX Conferencia Estadual de Saúde. Foram eleitos: Iandra Fontes, Coordenadora do SAMU, Lindalva de Carvalho, Conselheira Tutelar, Maria Aparecida de Sousa, integrante da Associação da Mulheres Guerreiras do povoado Esquisito e Daniela Veloso Paiva, profissional de saúde com atuação no Hospital Florisa Silva.

Ao final, foi realizada e entrega dos certificados aos participantes e servido um lanche.


Facebook

MAIS ACESSADAS