Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós entrega ‘nova’ UBS e qualifica serviços de saúde na zona rural

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, uma ‘nova’ Unidade Básica de Saúde no povoado Pau do Inxuí, comunidade situada a 20 km da cidade.

A antiga UBS, denominada de Joana Carmina da Costa, foi totalmente reformada e ampliada, ganhando novos espaços de acolhimento aos servidores e usuários. Na obra, foram investidos mais de 180 mil reais, recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Júlio César, além da contrapartida do município.

Prefeitura de Jaicós entrega UBS reformada e ampliada

A estratégia do Governo Municipal é fortalecer a rede de Atenção Básica à Saúde, a partir da estruturação das unidades de saúde situadas na sede e na zona rural, oferecendo condições adequadas para o trabalho das equipes de saúde e, consequentemente, promovendo melhorias no acesso e na qualidade dos múltiplos serviços que são ofertados à população.

Dentre os vários serviços ofertados na referida UBS, estão acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, acompanhamento das gestantes e bebês, imunização, exames preventivos, controle de doenças, dispensação de medicamentos, visita domiciliar e outros procedimentos.

ESF da UBS de Pau do Inxuí

A equipe da Estratégia de Saúde da Família da UBS de Pau do Inxuí é composta por médico, enfermeira, odontólogo, técnicas em enfermagem, em saúde bucal, auxiliares de serviços gerais, motorista e agentes comunitários de saúde.

Nédia Dias, técnica em enfermagem

“O serviço é feito por nós, profissionais, mas a gente precisa de uma boa estrutura pra trabalhar, de um espaço adequado. A nossa UBS está toda equipada, tem sala de vacina, SPA, consultórios de enfermagem, médico, odontológico… Agora é só atender bem os nossos pacientes. Se a gente já trabalhava com gosto, com vontade, com amor a profissão, imagina agora.”, disse Nádia Dias, técnica em enfermagem.

Neuma Costa, técnica em enfermagem

Neuma Costa, que também é técnica em enfermagem, agradeceu e parabenizou ao prefeito Neném de Edite pela preocupação com a melhoria da estrutura da UBS, e enalteceu a equipe. “Aqui tem uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos, que atende a todas as pessoas que vem à UBS procurar atendimento na unidade básica de saúde. E isso com certeza vai melhorar ainda mais”, disse.

A melhoria da UBS envolve, também, a informatização dos serviços. Audeli Coutinho, secretária de Saúde, informou que foram instalados cinco computadores, duas impressoras, dentre outros equipamentos, que possibilitam a implantação do prontuário eletrônico dos pacientes.

Computadores são instalados nos consultórios

“A partir de novembro, todos os procedimentos que forem realizados durante o dia na UBS serão transmitidos via internet para a base da Secretaria Municipal de Saúde, que processa os dados de todas as unidades de saúde do município e informa ao SUS. Isso representa uma otimização no atendimento e nos indicadores do município”, disse.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde

Dentre os benefícios, Audeli destacou que, com a implantação do prontuário, todas as unidades estarão interligadas pelo sistema, e com isso, onde o paciente for atendido, o médico, o enfermeiro ou dentista terá acesso ao prontuário, ao histórico de atendimentos daquele paciente na rede da Atenção Básica.

O prefeito Neném de Edite afirmou que o objetivo da gestão em reformar e ampliar a UBS é melhorar as condições de acolhimento aos profissionais e ao povo, bem como, qualificar os serviços de saúde ofertados para a região. Além de Pau do Inxuí, também são atendidos na UBS os moradores das comunidades Lagoa Achada, Lagoa do Sabino, Barreiro, Chapada do Barreiro, Serrota do Nascimento, Serrota dos Matias e Angical.

Publicidade
Prefeito Neném de Edite

Em entrevista, o gestor falou da alegria de entregar a ‘nova’ UBS, e salientando que a gestão tem adotado um padrão de qualidade em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Além dessa do Pau do Inxuí, nós temos a Várzea Queimada, Croazal e Taque dos Batistas todos com esse mesmo padrão, com estrutura, equipamentos e qualidade de serviços.  Não é só a Policlínica na cidade, mas também, nas comunidades rurais. Falta fazermos essa melhoria na UBS Bessa Luz. A gente quer igualdade em qualidade para todos, na cidade, mas, também, no interior.”, pontuou.  

O evento foi bastante prestigiado, seja por moradores da comunidade, trabalhadores da saúde e autoridades locais. Dentre outros, estiveram presentes o vice-prefeito Wesly Bispo; o presidente da Câmara, João Bosco, o Bosquinho; os vereadores Messias Porteira, Dalvenisa Conceição (Mocinha), Francisco de Maninho e José Reis; os secretários municipais Jessé Gonçalo (de Obras), Deusmar Costa (chefe de Gabinete), Antônio de Pádua (de Educação), Oziana Oliveira (de Assistência Social), Wandym Lima (da Controladoria), o líder político Zé Acelino, as coordenadoras Patrícia Silva (da Atenção Básica), Valéria Freitas (de Saúde Bucal) e Mara Sousa (da Viligância Sanitária), além de familiares da homenageada, como a senhora Carmina Ana da Costa.

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS