Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós implanta segunda equipe do SAMU e serviço é fortalecido

Publicado

em

Em mais um importante avanço registrado na área da saúde do município de Jaicós, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), foi contemplado com uma nova equipe de profissionais, que contribuirá para a melhoria na assistência às urgências em saúde no município.

A nova equipe, que chega para fortalecer o serviço no município, foi apresentada nesta quinta-feira (28), na base do SAMU. Além de todos os profissionais do serviço, estiveram presentes no momento o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, e a secretária de Saúde, Audeli Coutinho.


A nova equipe implantada (USB 02 ), é formada pelos Técnicos em Enfermagem, Alessandra, João Vitor e Bruna, e os Condutores Julião Meto, José Wila e Janielson. As técnicas Alba Valéria Ana Priscila, Ana Beatriz e Juliana Lima e os condutores Ederson Coutinho, Mateus Pergentino, Gildemar Tadeu e Alan Rodrigues, integram a USB 01.

O prefeito Neném de Edite, definiu a nova equipe como uma importante conquista para Jaicós. “É um momento de alegria, mais uma conquista para nossa cidade, para a população. Mesmo com tantos desafios os resultados estão vindo e isso mostra o compromisso da gestão com a saúde, a organização. Conseguir essa segunda equipe comprova que a primeira deu certo, evoluiu e vem salvando vidas em Jaicós. Essa nova equipe vai dar mais uma segurança a base do SAMU, à assistência às ocorrências. Ela vem para engrandecer nosso município e a equipe da saúde”.

Já pensando nos próximos passos para melhorar ainda mais o serviço, o gestor disse que o município busca agora conseguir o SAMU avançado. “E com mais essa equipe vamos agora em busca do SAMU avançado, que é uma conquista que estamos almejando. Com essa equipe, atendendo todas as exigências do Ministério da Saúde, estamos em processo para o SAMU avançado. Isso é muito importante, mesmo sabendo que vai aumentar o custo financeiro, é uma conquista para nosso município. Sempre penso no amanhã, nas pessoas, e vejo que o SAMU avançado é de suma importância. Recentemente precisamos de um atendimento e tivemos que pedir ajuda a outro município. Mas com o SAMU nosso avançado, nossa cidade vai estar bem assistida e poderá ajudar também ouros municípios vizinhos através de um convênio ou consórcio”.

O gestor ainda disse que aguarda também a entrega de uma motocicleta para o SAMU. “Após os três cadastramos o SAMU e fomos contemplados com essa moto. Veio a questão da pandemia que empatou muita coisa, então estamos ainda aguardando essa moto do SAMU. Essa moto é para que ela possa chegar nas ocorrências primeiro que a viatura, e quando a ambulância chegar, a pessoa já esteja mobilizada e pronta para ser transferida. Vai ter o técnico e a moto será toda equipada”.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, disse que é mais um avanço para a cidade. “Como o gestor conseguiu três ambulâncias, a gente teria que habilitar essa terceira ambulância e para isso era preciso contratar essa nova equipe, que é composta por quatro socorristas e quatro técnicos. E é um grande avanço para o município, que antes não tinha nenhuma equipe. Não é fácil, precisa de muito esforço, a parte financeira pesa, mas a vontade de prestar esse apoio a população é muito grande”.

Ela destacou que os profissionais são capacitados e que a gestão vai investir para que eles se qualifiquem ainda mais. “E essa nova equipe é com pessoas que já são experientes, qualificadas e que já tem curso de APH. E também já estamos qualificando toda a equipe, os 16 componentes, para o avançado. Eles estarão nesse final de semana fazendo um curso avançado em Teresina para prestar uma melhor assistência a sociedade, que tanto precisa”.

A gestora da saúde ainda destacou o contentamento pelo serviço que vem sendo prestado e disse que o intuito é melhorar cada vez mais. “E o serviço tem tido um grande avanço. As ocorrências tem aumentado, não significando que está aumentando o número de doentes, mas sim de conscientização da população, de saber que pode contar com o SAMU, que tem a quem recorrer sempre que for necessário um atendimento. E seguimos trabalhando para que a cada dia a assistência a nossa população melhore ainda mais”.

Para a Coordenadora do SAMU, enfermeira Iandra Fontes, a nova equipe possibilitará uma melhor assistência a população. “Vai beneficiar a população de Jaicós, porque agora contamos com uma nova equipe do SAMU. As vezes acontecia de ter duas ocorrências no mesmo período de tempo e pra fazer um atendimento de qualidade, demora cerca de uma hora, tem também as ocorrências no interior. Mas agora temos duas equipes, uma sai e a outra fica na base, pra no caso de outra ocorrência a pessoa não ficar desassistida e o SAMU poder ir até ela. E trazendo esses profissionais a gente fica mais perto de conseguir o SAMU avançado, que é composto por um médico e enfermeiro plantonistas, e possibilita aumentar a qualidade no serviço de saúde a população”.

Publicidade

Iandra disse que o município investiu não somente na contratação da equipe, mas também na aquisição de todo o material necessário. “Para a gente ter essa nova unidade de suporte básico, não requer só os profissionais, para isso tivemos que adequar toda a viatura, com os equipamentos necessários de trauma, urgências clínicas e obstétricas. Foi preciso comprar novas bolsas, materiais e tudo que é necessário para o atendimento”.

A coordenadora explicou que a nova equipe atuará com a mesma programação. “Vai ter as duas USB, Unidade de Suporte Básico, que conta com técnico e um condutor socorrista. O funcionamento será de 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo feriados. No plantão todo dia terá quatro pessoas, sendo dois condutores socorristas e dois técnicos de enfermagem, cada um com sua viatura”.

Iandra ainda informou que, prezando pela qualificação dos profissionais para prestar um melhor atendimento, todos os profissionais participarão nos dias 30 e 31 de outubro, em Teresina, de um curso de Atendimento Pré-hospitalar.

Sobre o SAMU

O SAMU de Jaicós atende vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, atendimento psiquiátrico, casos clínicos como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O acionamento do serviço deve ser feito pela população através do número 192, que direciona para uma Central de Regulação das Urgências, que encaminhará a ocorrência para a base municipal.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS