Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós investe R$ 8 mil e profissionais do SAMU são qualificados em Atendimento Pré-Hospitalar

Publicado

em

Tendo a saúde como uma das prioridades da sua gestão, o prefeito de Jaicós, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, tem viabilizado constantes investimentos para a área, seja na estruturação das unidades de saúde, aquisição de equipamentos, capacitação profissional ou implantação de novos serviços.

Entre as ações realizadas, visando principalmente prestar um atendimento de qualidade à população, a Prefeitura Municipal tem se preocupado com a qualificação dos profissionais que atuam na saúde.

Neste sentido, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Saúde, com um investimento de mais de 8 mil reais, viabilizou a participação dos profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), no curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O prefeito Neném de Edite, disse que o intuito é aperfeiçoar os atendimentos prestados a população. “Investimos 8 mil reais para qualificação. Mesmo em um momento de crise, de dificuldades financeiras, não deixamos de destinar esse recurso para a capacitação dos profissionais do SAMU, para que, em situações de urgência, um atendimento de qualidade seja prestado a população. Valorizar o trabalho realizado pelos profissionais e garantir que os serviços de saúde funcionem de forma correta e com agilidade para atender ao público, é mais um compromisso da nossa gestão”.

O curso foi realizado com a empresa NC Saúde, de Fortaleza, que é pioneira nos cursos de urgência e emergência há 18 anos.

Segundo informou a Coordenadora do SAMU de Jaicós, enfermeira Iandra Fontes, o curso de atualização em APH foi desenvolvido durante o mês de setembro, com aulas teóricas online e nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, os profissionais se deslocaram para Teresina, onde participaram das práticas.

Publicidade

O curso contou com a participação de 16 profissionais que atuam no SAMU de Jaicos.
“A Prefeitura Municipal de Jaicós, cumprindo o compromisso com a população jaicoense, forneceu o curso de atualização em APH para os profissionais do SAMU. O objetivo da formação foi atualizar os profissionais sobre os procedimentos voltados para atendimento pré-hospitalar, para prestar sempre o melhor atendimento para a população” disse Iandra.

Ela também explicou que o atendimento pré-hospitalar é realizado por um profissional da área da saúde, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).

“Esse atendimento inclui a realização de procedimentos adequados à situação da vítima e seu transporte para uma unidade de pronto-atendimento. Em Jaicós, o atendimento pré-hospital é realizado pelo SAMU, que funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, através do trígito 192” concluiu.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho reforçou que a gestão preza pela qualificação dos profissionais para bem atender a população. “A prefeitura sempre procura manter os profissionais qualificados para melhor atender a população. E a gente teve a capacitação dos profissionais do SAMU. Todos os socorristas, bem como as técnicas de enfermagem e a coordenação, se qualificaram em Teresina, custeado pela prefeitura, que deu todo o suporte necessário. Além do profissional estar se qualificando, a benfeitoria vem também para a população, pois o paciente será atendido por um profissional qualificado, experiente, oferecendo a melhor assistência ao paciente que necessita de um serviço de urgência e emergência”.

Ele ainda destacou que tem sido uma preocupação constante da gestão garantir uma saúde de qualidade. “A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, vem tentando cada dia mais dar o melhor possível para os nossos pacientes, para a população jaicoense, sempre unindo forças com os entes estadual, federal e municipal, nas busca por investimentos e melhorias. Bem como com todas as equipes e profissionais, para garantir que cada vez mais possamos prestar um atendimento de qualidade”.


Facebook

MAIS ACESSADAS