Connect with us

Jaicós

Semana Pedagógica de Jaicós é aberta com palestra e oficina sobre a Cultura Indígena; veja fotos!

Publicado

em

Em preparação para o ano letivo de 2020, a Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Educação, está promovendo a Semana Pedagógica, evento que promove a formação continuada dos profissionais da educação com discussões pautadas em temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta terça-feira (04), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), reunindo professores, diretores, coordenadores e a secretária de Educação, professora Sônia Ribeiro. Em especial, o evento também acolheu os novos professores,que foram aprovados no concurso de 2019 e empossados na última segunda (03).

Na abertura, Sônia Ribeiro desejou sabedoria aos professores para mais um ano letivo. “Enquanto educadores precisamos ser humanos e ter amor. Nessa missão de ensinar, repassar conhecimento, que tenhamos muito compromisso, sabedoria e possamos iniciar esse ano letivo com o pé direito. Aos que estão ingressando agora no serviço público de Jaicós desejo boas-vindas e deixo meu abraço a cada um. Aproveitem tudo que for dito aqui e façam o papel de vocês. Sejamos verdadeiramente professores, e tratem os nossos alunos como nossos filhos” disse.

Logo após, teve início oficialmente a programação. Educação para as relações étnicas-raciais: um olhar sobre a cultura indígena e lei 11.645/2008, foi a temática de discussão na abertura do evento. O assunto foi abordado através de palestra e oficina, ministradas pelo professor Rafael Santos, tendo como público alvo a Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais.

No início de sua fala, o palestrante disse que por muito tempo, a educação teve base eurocêntrica. “Nossa cultura tem suas origens nas culturas indígena, portuguesa e dos africanos, que foram trazidos para o Brasil e também outras culturas. Só que isso muitas vezes é esquecido em sala de aula. Por muitos anos trabalhamos com uma educação de base eurocêntrica, educação que privilegiava a Europa como sendo principal cultura e fonte de informação.  Por esse motivo, foram criadas leis para que fosse obrigado trabalhar as demais culturas nas escolas” disse.

Rafael Santos ainda destacou a importância de uma abordagem mais detalhada sobre a cultura indígena em sala de aula. “Muitas vezes a gente leva a cultura indígena apenas para o lado folclórico, o índio é como se fosse um personagem, mas índio é gente como a gente. Nas escolas geralmente o dia do índio é comemorado pintando o rosto das crianças, mas a gente pode ir além e trabalhar esse conteúdo de forma mais profunda em nossas aulas. A culinária, dança, músicas, a história do povo indígena, tudo isso tem que ser trabalhado e não somente a parte simbólica, porque se não as crianças vão crescer achando que o índio é apenas um personagem” falou.

Publicidade

Entre outros pontos, o palestrante abordou também sobre a chegada dos indígenas, como eles viviam no Brasil, contato com os portugueses, a religião e a presença indígena no estado do Piauí.

No segundo momento, aconteceu a oficina, onde, divididos em grupos, os educadores avaliaram e discutiram planos de aula, sistematizaram uma aula e realizaram a apresentação. Lendas indígenas, músicas e ensino da história estiveram entre as temáticas trabalhadas.

A programação da Semana Pedagógica segue até a quinta-feira (06), com palestras, oficinas e produção de recursos pedagógicos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS