Connect with us

Jaicós

Vereadores soltaram 50 porcos em Câmara Municipal de Jaicós, conta a história

Publicado

em

A política do Piauí já protagonizou vários episódios curiosos e pitorescos, muitos deles em cidades do interior do estado. Um desses episódios aconteceu em 1977, no município de Jaicós, distante 363 km de Teresina, na região de Picos.

Em março daquele ano, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, o vereador Miguel Luís Teles, da Arena, mandou soltar 50 porcos no plenário da Câmara. O caso foi notícia no jornal O Dia, de Teresina, em 17 de março de 1977.

Segundo a matéria do jornal, o presidente da Câmara contou com a ajuda de outro parlamentar, o vereador Gilberto Feitosa, para soltar os porcos no plenário. Eles ainda contrataram um fotógrafo para registrar o episódio. Todos os vereadores que estavam na sessão saíram porque não aguentaram o fedor causado pelos suínos.

Narra a publicação que a intenção do presidente da Câmara e do colega vereador era fazer chantagem contra o prefeito José Nicolau de Souza (MDB). O problema é que o fotógrafo contratado parece que não concordou com a baixaria que viu e se negou a revelar as fotos para os contratantes. Ele preferiu entregá-las à polícia.

Irritado com a “porcaria” feita pelos dois vereadores, o prefeito José Nicolau denunciou o caso à polícia e entrou com uma ação na Justiça contra o presidente da Câmara e o outro vereador. O delegado de Jaicós abriu um inquérito para apurar o caso e descobriu que a intenção dos vereadores era publicar as fotos nos jornais de Teresina para chantagear o prefeito.

OS PERSONAGENS
Os três protagonistas desse caso pitoresco morreram há poucos anos. O ex-prefeito José Nicolau morreu em outubro de 2018 aos 89 anos. O ex-vereador Miguel Luís Teles morreu em outubro de 2021, também com 89 anos. Miguelzinho, como era conhecido, também foi prefeito de Massapê do Piauí, cidade desmembrada de Jaicós.

Publicidade

Já o ex-vereador Gilberto Feitosa morreu em agosto de 2011, aos 86 anos.

Fonte: Lupa1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS