Connect with us

Marcolândia

Donos de casas de farinha recebem capacitação em Marcolândia

Publicado

em

Proprietários de casas de farinha em Marcolândia participaram de uma capacitação através do Projeto Casas de Farinha Saudáveis. O evento aconteceu nesta segunda-feira (13), na sede da Câmara Municipal com apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, em parceria com a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí) e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST).

O projeto Casas de Farinha Saudáveis no município de Marcolândia visa proteção para o trabalhador que trabalha com a mandiocultura na região.

A nutricionista Helioníldes Bezerra, ressalta que o trabalho que envolve equipe multiprofissional foi elaborado e planejado com o intuito de oferecer prevenção e proteção, principalmente da saúde, mas também de melhoria na qualidade dos processos de produção da mandiocultura.

“Cada vez mais os resultados finais tem mais qualidade, tanto no processo, protegendo o trabalhador, como também na qualidade do produto final respeitando o meio ambiente e toda a cadeia produtiva. O que foi mais louvável nesse encontro de hoje, o segundo encontro no município da equipe do CEREJ estadual com a gestão municipal, os donos das casas de farinha junto com alguns representantes que também trabalham nas casas e a participação contemplou de forma singular porque o projeto tem planejamento, tem roteiro, tem objetivos bem claros, gerais e específicos e dentro destes objetivos a complexidade vai de acordo com a necessidade municipal e a participação dos donos de casas de farinha colocando as suas sugestões, suas angústias, necessidades e prioridades, é o que valoriza mais esse projeto”, pontuou.

De acordo com a nutricionista, algumas ações serão acrescentadas, dentre elas, a parte jurídica para orientar direitos e deveres do trabalhador e do empregador, como também realidades de parceiros sobre formalizações, adequações de termos de ajustes de condutas trazidas pelo Ministério Público, além da parte educativa, orientação multidisciplinar de toda a equipe que está dando o apoio.

A realização do projeto conta com todas as secretarias municipais, sendo elas a de saúde, meio ambiente, agricultura, e o setor de vigilância sanitária.

“Vamos trazer também a Assistência Social porque tem todo um leque de realização social. E o principal é valorizar essa cultura centenária com trocas de saberes que já vem gerações em gerações que é fundamental, mas associada à tecnologia, com evolução que traga produtividade e lucratividade, pois sabermos que é uma cadeia produtiva de fundamental importância e de um impacto econômico muito importante na região que pode agregar e trazer mais valorização e qualidade para essa cadeia produtiva”.

Publicidade

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, enfatiza que desde o ano passado junto com o vice-prefeito Valmir de Juracy, vem trabalhando em busca da otimização agrícola.

“Importantíssima essa classe dos farinheiros, dos representantes das casas de farinha, uma classe tão importante para o desenvolvimento do nosso município. Esse compromisso a gente vem tendo desde o ano passado. Eu o Valmir vêm trabalhando sabendo da importância de vocês para o negócio agrícola da casas de farinhas que representam para nosso município e todos vocês que participaram da luta no Ministério Público, da luta no SEBRAE que são parceiros para o desenvolvimento dessa melhoria do trabalho nas casas de farinha”, destacou o prefeito de Marcolândia.

“A gente vai alinhar esse projeto das casas de farinha sustentáveis, mas essa parceria através da Sesapi é importante para poder treinar e preparar o município para que atue em conjunto colaborando com vocês, não somente na plantação, mas também fiscalizando e mostrando a vocês as safras corretas. É um momento de mudanças, de aprimoramento e qualificação. A gente sabe das dificuldades, mas também da importância deste negócio para o nosso município. Então temos que dar possibilidade para que ele aconteça da melhor maneira possível”, acrescentou Corinto.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, que é proprietário de casa de farinha no município reafirmou o compromisso em prol de melhorias.

“Quando a gente fala com o trabalhador sabemos as dificuldades que ele enfrenta com a safra. Então essa parceria é para adequar o trabalho deles nas casas de farinha. A gestão está aqui disponibilizando todo o apoio juntamente com o pessoal do estado porque nós precisamos deste apoio. Nós estamos aqui para ajudar, para facilitar para os trabalhadores. Isso só vai ajudar e nos fortalecer”, concluiu o vice-prefeito.

A capacitação foi prestigiada pelo prefeito Corinto Matos e o vice-prefeito Valmir de Juracy, bem como os profissionais Samara Bezerra (fisioterapeuta), Helionildes Bezerra (nutricionista), Monaelton Gonçalves (Advogado), Socorro (assistente social), o secretário de Agricultura, José Orlando; o engenheiro agrônomo, Ernande Reis; a secretária Municipal de Saúde, Domitilia Alencar; os agentes sanitários: Alex Lima e Kelvin William, juntamente com coordenadora da Vigilância Sanitária de Saúde, Vera Dias, e os vereadores: Chaguinha Ramos, Simone Viana e Marquinhos de Chico Coelho.

Fotos por Francisco Carvalho / Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS