Connect with us

Marcolândia

Profissionais da Saúde de Marcolândia participam de capacitação sobre a varíola dos macacos

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (18), os profissionais da saúde de Marcolândia participaram de uma capacitação na Câmara Municipal de Vereadores a respeito da Monkeypox, a famosa varíola dos macacos.

O momento foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, e teve como palestrante, a coordenadora de saúde, Vera.

Participaram da palestra todos os profissionais que atendem no hospital e nas Unidades Básicas de Saúde de Marcolândia, englobando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, a Vigilância Sanitária e os agentes comunitários de saúde.

O objetivo da capacitação foi orientar e preparar os profissionais à cerca dos cuidados, transmissão e demais peculiaridades da doença com a finalidade de deixar a equipe de saúde preparada para quando aparecer alguma possível infecção, como explica Vera.

“Há muito tempo nós estávamos precisando reunir os profissionais de saúde para sensibilizar e orientar sobre os cuidados de prevenção e transmissão do Monkeypox no município. Nós não tivemos nenhum caso ainda, mas já estamos preparando a equipe exatamente para saberemos conduzir quando aparecer algum caso”.

A secretária de saúde Domitila Alencar participou da formação, em entrevista ela ressaltou a importância de a Saúde de Marcolândia estar preparada para combater a doença.

“A formação foi ofertada pensando justamente em estarmos preparados caso a varíola dos macacaos chegue até Marcolândia, precisamos que os profissionais de saúde tenham ciência do que é esta doença e como agir em um caso positivo, portanto, este momento foi muito importante para assegurarmos um melhor atendimento quando a população precisar”.

A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox que apresenta como principal sintoma a erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

Ela é é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Publicidade

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS