Connect with us

Massapê do Piauí

Cultura capacita adolescentes e jovens para a produção de vídeos em Massapê do Piauí

Publicado

em

A área de audiovisual está em crescimento. Cada vez mais, a demanda por vídeos aumenta e, por conta disso, a procura por profissionais que dominam as técnicas também está em alta.

Diante dessa realidade, a Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma oficina com o tema “O audiovisual na construção de uma identidade profissional”.

A oficina foi realizada neste sábado, 10, na Escola Municipal João Manoel da Costa, ministrada pelo produtor Grasiane Sá, da Dugrazy, renomada produtora de vídeos e conteúdos digitais.

De acordo com o secretário de Cultura, Danilo Bezerra, a Oficina é parte das ações implementadas no município por meio da Lei Paulo Gustavo, que prevê o apoio a iniciativas audiovisuais.

“A Lei permite e aplicação dos recursos em produções audiovisuais de divulgação dos agentes culturais do município, mas, também, possibilita a realização de atividades como esta. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção, não só a parte prática, com técnicas de captura de imagens e edição de vídeos, mas, também, a parte teórica na construção de uma identidade profissional.”, disse o secretário.

Danilo destacou que, atualmente, equipamentos como celulares do tipo smartphone, que podem ser utilizados na produção de vídeos, estão nas mãos de quase todas as pessoas.

“Considerando essa universalização do acesso ao celular, a internet e aplicativos de edição, nós oferecemos a Oficina com o uso do celular e aplicativo CapCut, que é gratuito, bem popular entre os jovens. Foi uma iniciativa bem interessante e proveitosa.”, avaliou o secretário.

Publicidade

Cerca de 30 adolescentes e jovens participaram da Oficina. Para alguns foi o primeiro do contato com o mundo audiovisual. Para outros, uma oportunidade de aprender mais e aperfeiçoar os conhecimentos.

Para Reinaldo Rodrigues, que já atua como designer e editor de vídeos, participou da Oficina em busca de aperfeiçoamento e novas possibilidades. “Foi uma oportunidade de aprender muito mais, como a regra dos três terços, fotografia, luz, sombra, tudo isso e muito mais.”, disse.  

Já Juscenilda Carvalho, que é empreendedora no ramo de buffet culinária, buscou a Oficina para aprender a gravar e editar vídeos para melhor divulgar seu trabalho.

“Quando eu vi o post, eu já pensei: eu preciso participar para aprender a tirar boas fotos e fazer bons vídeos para divulgar meu trabalho. É muito importante e indispensável. Um prato bem preparado, bem decorado, precisa também ter uma boa apresentação, uma boa foto, um bom vídeo, porque o primeiro sentido que a pessoa vai ter é a visão. As pessoas vão ver e vai aguçar a vontade de experimentar.”, disse.

Rita de Cássia, fotógrafa formada pelo Senac, participou da Oficina também em busca de aperfeiçoamento no seu trabalho. “É algo que vai ser muito útil para mim, porque daí meus reels vão ter mais qualidade, vai dar pra mim preparar um bom conteúdo de divulgação do meu trabalho e tentar trazer mais clientes.”, disse.

O produtor Grasiane Sá, que ministrou a oficina, elogiou a iniciativa da gestão. “Iniciativa muito louvável, porque potencial a gente tem em todos os lugares, o que precisa é incentivar. Então, a Prefeitura está de parabéns por aplicar a Lei Paulo Gustavo com o seu devido objetivo, o audiovisual. Quem participou da oficina está de parabéns. Todos nós.”

Segundo ele, a Oficina foi um primeiro passo para a construção de uma identidade profissional no audiovisual.  

“Eu espero e tenho a certeza que vai ficar um aprendizado que vai fazer toda diferença. Esse aprendizado ele não foi adquirido em apenas aqui. Eu não cheguei e liguei um botão. Esse aprendizado ele foi despertado. A percepção de que é possível, cada um pode com aquilo que tem disponível, como o celular e o aplicativo. Basta querer.”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS