Connect with us

Massapê do Piauí

Falta da vacina CoronaVac prejudica a vacinação contra a Covid-19 em Massapê do Piauí

Publicado

em

A cumprimento do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 está sendo prejudicado em virtude da falta da vacina CoronaVac. Na última segunda-feira, 26, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu problemas no processo de distribuição da vacina produzida pelo Instituto Butantan.

O problema, segundo Queiroga, é no atraso do envio dos insumos vindos da China para São Paulo. Há pouco mais de um mês, em 21 de março, o Ministério da Saúde autorizou e orientou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios fossem utilizadas imediatamente como primeira dose. Agora faltam vacinas.

Marcelo Queiroga é nomeado ministro da Saúde | Agência Brasil“Tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, há cerca de um mês se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa segunda dose”, disse o ministro.

Massapê do Piauí é um dos municípios brasileiros onde já falta a vacina para a aplicação da segunda dose da CoronaVac. A secretária de Saúde, Maria Lúcia, informou que os idosos com idade superior a 80 anos já foram vacinados com a 1ª e 2ª dose, mas o município não recebeu doses para continuar a aplicação da 2ª dose nos idosos com idade entre 65 e 79 anos.

Nesta terça-feira, 27, a secretária Maria Lúcia e a coordenadora da Rede de Atenção Básica no município, a enfermeira Claudete Batista, estiveram em Teresina, na Secretaria Estadual de Saúde, em busca da solução desse problema, e receberam a informação de que o Piauí também está aguardando do Ministério da Saúde o recebimento de novas doses da CoronaVac para distribuir aos municípios.

A Secretaria de Saúde do município de Massapê do Piauí divulgou um Comunicado à população. Veja:

Publicidade

COMUNICADO IMPORTANTE

A Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí comunica que está suspensa a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, por falta do imunizante.

O Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir a vacina aos Estado, reconheceu a falta de vacinas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac e anunciou que está prevista para o mês de maio a distribuição de uma nova remessa de CoronaVac. O retardo se dá em virtude da falta de insumo vindo da China para o Instituto Butantan.

Ciente na necessidade de dar continuidade à campanha, a Secretaria de Massapê do Piauí tomou providências junto a Secretaria Estadual de Saúde, e obteve a informação de que o Piauí também aguarda o recebimento de novas doses.

Diante disso, informamos que a população deve aguardar a chegada da vacina. Infelizmente, o município não tem permissão para comprar a vacina. Assim que recebemos as doses, daremos continuidade à vacinação do público prioritário. A vacina é a principal forma de combate ao coronavírus.

Publicidade

Atualmente, ainda temos dozes da vacina AstraZenica para seguir a campanha, mas não podemos aplicar em quem tomou CoronaVac.  O ideal é tomar a 2ª dose com 28 dias, mas, tomar depois desse prazo não perde o efeito, nem dá reação, só atrasa a imunização.

2ª dose da vacina contra Covid-19 deve ser tomada mesmo fora do prazo

A população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. As recomendações estão em uma nota técnica, divulgada na segunda-feira (26/04) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS