Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí participa do manifesto ‘SOS Municípios’

Publicado

em

Um grupo de lideranças políticas do município de Massapê do Piauí participou nesta quinta-feira, 27, em Teresina, do ato denominado ‘SOS Municípios’, organizado pela Associação dos Municípios do Piauí (APPM), com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Estiveram presentes o prefeito licenciado Chico Carvalho, a prefeita em exercício Luíza Cecília, o secretário municipal de Fazenda e procurador da APPM, João Deusdete, o vereador Aldeni Gilson (Nanan) e outros representantes.

O manifesto reuniu mais de 150 prefeitos e teve início na Assembleia Legislativa do Piauí com uma com deputados estaduais e com o presidente da Casa, Themistocles Filho. Em seguida, os prefeitos e representantes dos municípios enfrentaram o sol forte e caminharam por cerca de 40 minutos até o Palácio do Karnak, onde foram recebidos pelo governador Wellington Dias e mais uma vez apresentaram as principais reivindicações que estavam listadas em um documento denominado ‘Carta Municipalista’.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, expôs algumas das dificuldades pelas quais os municípios passam atualmente, principalmente na Saúde e Educação. “Nós recebemos 30 centavos por aluno, para comprar a merenda, e não precisa ser nenhum economista para saber que com esse valor não tem como dar uma merenda digna”, disse o presidente da APPM.

Com relação à saúde, uma situação exposta pelo prefeito de Vila Nova do Piauí também demonstra a preocupação na administração municipal. “Temos que pagar algumas cirurgias eletivas, que é responsabilidade do SUS, através do governo do estado”.

Publicidade

As quedas do FPM também foram alvo de reclamações dos prefeitos. “Um dos fatos mais graves é a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tínhamos a expectativa que o FPM crescesse 28% em 2015 para podermos cumprir com os pisos e o reajuste do salário mínimo, mas tivemos um crescimento de apenas 3%, sendo que no comparativo de agosto de 2014 e agosto de 2015 a queda chega a 24%. Dessa maneira não conseguiremos fechar as contas até o final do ano”, explica Arinaldo Leal.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO MANIFESTO!

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS