Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí promove Plenária de Saúde pela garantia de direitos e defesa do SUS

Publicado

em

O Conselho Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, realizou nesta quinta-feira, 30 de março, a Plenária Municipal de Saúde, com intuito de elaborar propostas de melhorias para a saúde pública no âmbito municipal, estadual e nacional. 

Promovida com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde, a Plenária abordou sobre o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS e a Democracia: Amanhã Será Outro Dia”.

A Plenária de Saúde é preparatória para a etapa Macrorregional de Saúde, que antecede a 9ª Conferência Estadual e a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento aconteceu na Câmara e contou com a participação das secretárias Maria Lúcia (Saúde) e Olívia Carvalho (Educação), além dos conselheiros, servidores e usuários.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosa Andreia, disse que o evento é momento importante para avaliar a situação de saúde do município, além de propor e deliberar diretrizes que serão encaminhadas para as conferências no âmbito estadual e nacional.

Para a secretária Municipal de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, o evento é importante para incentivar o diálogo sobre a Saúde no geral e também sobre o SUS, e a proposição de melhorias no atendimento a população. “A Plenária tem como foco a garantia dos direitos sociais e na defesa do SUS, da vida e da democracia, para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS, por meio da construção de diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde que atendam as necessidades da população”, disse.

O enfermeiro Kainã Mendes, ministrou a palestra magna da Plenária, que abordou sobre o tema central – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” – e os quatro eixos temáticos – I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; II – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Em sua fala, o enfermeiro, também, destacou a importância da Plenária para a discussão sobre as necessidades da saúde local. Ele ainda discorreu sobre a relevância de defender o SUS, de falar da sua importância e dos serviços oferecidos que, inclusive, são utilizados por todos. “Não existe nenhum outro pais no mundo, que faz o que nosso SUS faz. Temos um sistema que atende desde antes do nascimento. Então precisamos melhorar e fortalecer o SUS sim, mas ele é maior sistema de saúde que existe, todos que precisam de cuidados preventivos de saúde, de tratamento e atendimento de urgência ou emergência são recebidos nas unidades de saúde pública”, disse.

 

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e elaboraram diversas propostas voltadas para a ampliação e melhoraria dos serviços de Saúde oferecidos para a população. Na sequencia as sugestões foram compartilhadas na plenária final.

As propostas apresentadas foram aprovadas pelos participantes e serão encaminhadas para a etapa macrorregional, bem como foram eleitos os delegado que vão representar o município na etapa seguinte.

A Plenária de Saúde culminou com a entrega de certificados.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS