Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Lançamento do programa “Crescer Saudável”, abre a Semana do Bebê em Padre Marcos

Publicado

em

A forma como decorrem os primeiros anos de uma criança pode marcar toda sua vida subsequente.  Por isso, os cuidados nos  primeiros anos vida são  essenciais para que a  criança venha a torna-se um adulto saudável.

Neste sentido, a Prefeitura de Padre Marcos realizou na manhã desta terça-feira, 08, a abertura da II  Semana do Bebê. A iniciativa ocorre em parceria com o Unicef, com o envolvimento das  Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e o NUCA.

O evento aconteceu no Centro Social e teve como público alvo, gestantes, puérperas  e mães de crianças de até 2 anos de idade, e contou com a participação dos profissionais das pastas, que durante  a semana vão trabalhar diversas atividades voltadas a promoção da saúde das crianças de 0 a 6 anos.

A secretária de Administração Thuanny Mikaella, falou sobre a importância da Semana do Bebê. “O município de Padre Marcos está inciando as atividades da II Semana do Bebê, na qual,  foram preparadas ações voltadas, especialmente, para o cuidado com a primeira infância, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento saudável, garantindo a proteção integral de nossas crianças”, afirmou.

Na ocasião, aconteceu o lançamento do programa ‘Crescer Saudável’, que foi  apresentado pela nutricionista, Elaine Carvalho.  Segundo ela, o programa  vai atender crianças de o a 10 anos de idade, com ações  implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola- PSE.

Publicidade

Ela explicou que o programa  consiste em um conjunto de ações articuladas  para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, no sentido de combater a obesidade infantil.

“As ações abrangem os cuidados relativos a vigilância nutricional, promoção da alimentação saudável e práticas de atividades físicas, e por atividades voltadas à mudança de comportamento,  com vistas  a prevenir, controlar,  tratar e combater  a obesidade infantil”, explicou.

A nutricionista ministrou ainda uma palestra sobre a obesidade infantil e  alimentação saudável, quando frisou que as atitudes dos pais refletem nas dos filhos.  “O exemplo dos pais é muito importante,  a criança  não vai com comer salada se os pais não comem”, orientou.

“Uma criança não sabe escolher o alimento, quem faz isso são os pais. Então nossa orientação no primeiro momento é para amamentação e depois um complemento saudável na alimentação,  sem a inserção de alimentos ultra processados,  como por exemplo,  salgadinho de pacote, biscoitos  recheados, bombons, doces e  salgados”, completou a nutricionista.

Além do lançamento do programa e da palestra, foram realizadas ainda   avaliação da orelhinha e teste da linguinha,  bem como,  atividades recreativas e vacina contra o sarampo  e atualização da caderneta  de vacinação.

O evento segue até próxima sexta-feira, 11, com palestras, mesa redonda,   apresentações,  além de  atividades recreativas em comemoração ao Dia da Criança.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Com o objetivo de  tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS