Connect with us

Padre Marcos

Programa distribui toneladas de alimentos para famílias em Padre Marcos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos realizou, na tarde desta quinta-feira, 17, mais uma etapa de distribuição de alimentos para famílias do município.

A ação é fruto de uma parceria firmada entre o município, na gestão do prefeito José Valdinar, e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Alimentação Saudável (PAS), e a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Casa Nova, com o apoio do deputado estadual Francisco Limma.

Nesta quinta-feira, foram realizadas entregas em duas comunidades, no povoado Riacho do Padre e na região da Casa Nova. Toneladas de alimentos foram distribuídos, como tomate, cebola, macaxeira, goma fresca, batata doce, feijão verde, banana, abóbora, cheiro verde, dentre outros.

Todos os alimentos distribuídos foram adquiridos de agricultores familiares do próprio município. Desta forma, o atua em cadeia, fomentando a agricultura familiar, fortalecendo a renda das famílias através da compra dos produtos; promovendo o acesso à alimentação às famílias através da doação simultânea dos produtos; e fortalecendo a rede de comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Dentre outros, participaram da entrega a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a engenheira civil Wiliane Kelly, o vereador Bonifácio, a liderança Marlon Carvalho, o secretário de Meio Ambiente, Leomir Sousa, o Agente de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SAF, José Sérgio.

Em entrevista, Sérgio falou sobre o PAS, que é o Programa de Alimentação Saudável. “Estamos hoje em Padre Marcos acompanhando a doação desses alimentos para as famílias que estão em vulnerabilidade. Essa é uma ação do PAS, que como frisa a secretária Rejane Tavares, é um dos programas mais importantes da Secretaria, porque valoriza o agricultor familiar, valoriza a agricultura familiar do Estado do Piauí e do município. Aqui de Padre Marcos, compramos os produtos da agricultura familiar, do agricultor e doa para as famílias do próprio município, tudo isso em parceria com as associações, com as prefeituras, com os CRAS. Então isso é de grande importância.”, pontuou.

Lucicleide Dias afirmou que o programa é de grande valia, e também destacou o formato. “Muito importante essa ação, pois, além de estar beneficiando as famílias que estão recebendo os alimentos, também está beneficiando os agricultores do município, valorizando a agricultura familiar. É bem simples é eficiente. A gente compra dos agricultores do município e entrega para as famílias, e ambos são beneficiando, um com a venda e a geração de receita, e o outro com o recebimento dos alimentos.”, disse a gestora, parabenizando o vereador Bonifácio, articulador da vinda do programa do ao município de Padre Marcos.

Em entrevista, o vereador Bonifácio pontuou que centenas de famílias já foram contempladas pelo programa, sejam com a comercialização ou recebimento dos alimentos.

“Na semana passada nós tivemos fazendo uma entrega da Associação de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos. Foi entregue na região da Jurema, hoje estamos no Riacho e ainda vamos para a região da Casa Nova. Na próxima semana queremos estar fazendo uma ação dessa, de distribuição de alimentos, na região da Barra, como comunidade quilombola do município.”, disse.

O vereador destacou a parceria com os agricultores familiares. “Tudo o que está sendo entregue aqui a gente está buscando parceria com agricultores do município, de várias comunidades como Casa Nova, Riacho do Padre, Malhadinha, Pé do Morro, Curral Velho, Batatas e outras.”, disse.

Segundo ele, o programa traz solução para um dos gargalos do pequeno produtor, que é a comercialização. “É interessante por que o produtor tem a confiança de que ele vai produzir, vai vender e comercializar.”

Publicidade

Bonifácio destacou que além do PAS, tem buscado outras ações em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, como a aquisição de uma casa de farinha para a comunidade Casa Nova para beneficiar e incentivar o setor da mandiocultura. Segundo ele, no início do ano, foram distribuídos 7 mil mudas de caju para agricultores do município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS