Padre Marcos
Saúde de Padre Marcos é avaliada, recebe nota 9,8 no Previne Brasil e fica entre as 30 melhores do Piauí

Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado pelo Ministério da Saúde. O resultado tem impacto no financiamento do Governo Federal.
Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do terceiro quadrimestre de 2023, ou seja, referente ao período de maio a agosto.
Dentre os 224 municípios do Piauí, Padre Marcos aparece entre os 30 municípios mais bem avaliados do estado.
De acordo com o prefeito José Valdinar da Silva, Padre Marcos obteve nova 9,8 no Indicador Sintético Final (ISF), ficando na 29ª posição no ranking estadual quanto a qualidade e eficiência da Atenção Primária à Saúde.
O resultado, segundo o gestor, é fruto de um trabalho planejado e realizado em conjunto.
“É fruto de um trabalho de formiguinha, desenvolvido pela equipe da saúde, desde os agentes comunitários de saúde, os nossos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, de saúde bucal, acompanhados pela secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, a coordenadora das equipes do PSF, a Janaína, o coordenador da equipe odontológica, Caio, juntamente com a Agda, e a bioquímico Josué, diretor do hospital. […] Estamos todos de mãos dadas e unidos para juntos fazermos uma saúde de qualidade no município de Padre Marcos.”, pontuou o prefeito.
O gestor destacou que o município de Padre Marcos hoje tem sete médicos atendendo o hospital local, no Centro de Saúde e, também, nos povoados por meio das equipes de Estratégia da Saúde, na região de Casa Nova, Riacho do Padre, Barra e Canto Alegre, e na sede do município.
“Padre Marcos está com uma cobertura 100%, fazendo com que as pessoas do município de Padre Marcos tenha uma melhor qualidade de saúde, e não só aqui em Padre Marcos, mas também em Picos e Teresina, tendo acesso às pequenas, médias e grandes cirurgias. Sabemos das dificuldades do sistema de saúde, mas sabemos que ainda é um dos melhores do mundo e um dos melhores do Brasil.”, pontuou.
O gestor afirmou que Padre Marcos, que já obteve resultados positivos em avaliações externas relacionadas ao meio ambiente e educação, por exemplo, está fazendo o “dever de casa” também nas ações relacionadas a saúde.
“Esse resultado é a confirmação de que nós estamos cuidando da nossa gente, das pessoas que mais precisam. Nós temos trabalhado para que as pessoas, ao chegarem no hospital, seja atendido e tenha a medicação. Se não resolver em Padre Marcos, tem uma ambulância pra levar até Picos, para ir a Teresina. Esse é o nosso compromisso.”, afirmou Valdinar.
-
Jaicós3 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina7 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’