Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PAULISTANA | Projeto elaborado pela jovem Déssyca Silva pode ser Lei no Brasil

Publicado

em

Um Projeto de Lei de autoria da jovem de Paulistana Déssyca Silva, que participou, no ano de 2018, do programa Parlamento Jovem Brasileiro, está tramitando na  Câmara dos Deputados e pode  tornar-se Lei no Brasil.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados do Brasil. Tem como objetivo aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Déssyca viajou para Brasília, onde participou das atividades legislativas, quando foi empossada deputada jovem e defendeu o Projeto de Lei, que prevê descontos na compra de livros paradidáticos a estudantes de baixa renda. O projeto foi criado por ela em colaboração com os professores e a diretora da escola em que estudava na época.

O Projeto de Lei 776/21 quer instituí o “Vale Livro” para estudantes do ensino médio de escolas públicas pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), foi proposto, no mês de março deste ano,  pelo deputado federal, Pastor Gil (PL/MA).

Na Câmara, Déssyca defendeu o Projeto citando o sucateamento das bibliotecas públicas escolares que não dispõem de infraestrutura apropriada para a disseminação da leitura, além de não possuírem um acervo suficiente e adequado para a quantidade de alunos. E reforçou  o Projeto como forma de facilitar a aquisição de livros pelo estudante cujo família não possui condições financeiras de investir na aquisição de obras literárias, pois a renda familiar tem como prioridade a compra de alimentos e de outros produtos básicos.

Publicidade

O autor da proposta, o deputado Gildenemir de Lima  Sousa, conhecido como Pastor Gil (PL-MA), disse que o Projeto foi inspirado em texto apresentado no Legisla Jovem.

“O acesso aos livros entre os jovens é dificultado pelo pouco incentivo à leitura e pelo baixo poder aquisitivo dos pais dos estudantes, o que é lamentável, porque, uma vez estimulada e facilitada a aquisição de livros, os alunos enriqueceriam seus vocabulários e conhecimento literário”, afirma o parlamentar.​

Após ter conhecimento, que seu  Projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados, Déssyca Silva, expressou alegria e disse que é uma grande conquista.

Da redação do portal Cidades na Net,  com informações da Câmara dos deputados e do Pedrosa News

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS