Connect with us

DESTAQUES

Em visita ao hospital de Picos, Teresa Britto encontra urgência e emergência colapsada, aponta avanços e cobra melhorias

Publicado

em

A deputada estadual Teresa Britto (PV), esteve na cidade de Picos nesta quinta-feira (12), em visita ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL). Essa é a terceira visita na unidade de saúde. Teresa esteve anteriormente, nos anos de 2019 e 2020.

De cara ao chegar no hospital por volta das 11h desta quinta, a parlamentar se deparou com uma grande lotação de pacientes no setor de urgência e emergência, no Pronto Socorro, além de pessoas deitadas em macas sem colchonetes, bem como pacientes que aguardavam há cinco dias por atendimento.

Teresa Britto é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí. Em um comparativo com os anos de 2019 e 2020, a deputada disse que houve melhorias significativas, principalmente, por conta dos recursos advindos da Covid-19 que foram implantados nos setores de alta complexidade, mas destacou que há imensos gargalos atualmente.

“Está totalmente colapsado o pronto socorro, com uma superlotação, imensa. Pacientes há cinco dias em uma maca esperando uma internação, pacientes graves, macas sem colchonetes, pacientes sem cadeiras, sem o atendimento durante o dia todo, ou seja, teve o primeiro atendimento mas não teve mais o acompanhamento. O pronto socorro, tanto o infantil como o de adulto estavam totalmente colapsados”.

Teresa encontrou na enfermaria infantil leito com três crianças, bem como pacientes que estavam em macas sem lençol, além de quartos com o teto em situação preocupante.

“Isso vai totalmente contra todo o processo de humanização que preconiza o SUS. Totalmente contra as normas sanitárias. Essa situação tem que ser resolvida e nós vamos cobrar, para que seja resolvido”, afirmou.

Durante vistoria no hospital, Teresa Britto esteve acompanhada do neurologista e diretor técnico Tércio Luz, e da biomédica Milena Vasconcelos, juntamente com o presidente do Partido Verde de Alegrete do Piauí, Iago Sousa, que é coordenador do partido na Região de Picos, e o maquiador e influencer digital Júllio Brunno.

Entre outras deficiências, verificou algumas janelas quebradas nas enfermarias, a falta de climatização na cozinha, o único banheiro que é utilizado por homens e mulheres no setor de Pronto Socorro entre pacientes e funcionários.

Publicidade

“Há uma quantidade imensa de pessoas, acompanhantes, pacientes com um banheiro só”, lamentou.

Janelas com basculantes quebrados

No Centro Cirúrgico do Hospital Regional Justino Luz, Teresa destacou que é necessário ampliar as equipes, visto que há quatro salas no referido setor e no momento havia apenas uma equipe estava presente.

“Tinha vários pacientes para cirurgia. Esperamos que aumente a equipe de cirurgiões, desde o instrumentista, anestesista, cirurgiões gerais, para que as quatro salas de cirurgias possam ser utilizadas durante 24 horas que vai dar uma resolutividade muito grande tanto nas cirurgias de urgências, como nas eletivas que têm uma fila imensa”, apontou.

A regulação para transferência de pacientes é outro problema que o Justino Luz enfrenta assim como os demais hospitais do Piauí.

“Para regular um paciente cardiovascular e de outras doenças, é uma “pedreira”. Isso tem que ser visto pelo secretário de saúde e pela governadora, para resolver o problema. Um paciente com problema sério cardiovascular ou neurológico que não pode ser resolvido aqui, ele tem que ter celeridade para resolver o problema. É um gargalo que tem no estado do Piauí todo. Encontrei essa situação em São Raimundo Nonato e estou encontrando aqui. Em Teresina nos hospitais de bairro a gente encontra e o governo tem que dar uma solução para esse problema”, finalizou a deputada Teresa Britto.  

Dentre os avanços no hospital, a deputada destacou a regularização dos salários de profissionais, e também a contratação destes, bem como alguns aparatos do centro cirúrgico, entre outros.

Na visita ao HRJL em 2019, a parlamentar do Partido Verde comparou o hospital a uma estribaria devido a situação vista na época quando a unidade de saúde estava colapsada e era dirigida pela médica Patrícia Batista. Em 2020 tinha à frente na direção Samara Sá.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIOANDO

Em Picos, deputada Teresa Britto visita HRJL pela segunda vez, aponta avanços e cobra melhorias; fotos

 Deputada Teresa Britto e mais três parlamentares visitam Hospital Regional Justino Luz e avaliam situação; fotos


O Hospital Regional Justino Luz conta com o total de 182 leitos. Em relação a 2019 e 2020 houve aumento de 62 leitos.

Além do pronto socorro, enfermarias, cozinha e centro cirúrgico, a deputada visitou também o setor de Unidade de Terapia Intensiva e Semi Intensiva.

Publicidade

Veja imagens durante a visita de Teresa Britto

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS